Deputados comentam fase emergencial do Plano São Paulo anunciada pelo governador
11/03/2021 16:11 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Juliana Leal












No início da tarde desta quinta-feira (11/3) o governador João Doria anunciou novas restrições a serem adotadas no Estado de São Paulo no período entre 15 e 30 de março. A fase emergencial vai tentar conter o aumento de casos de coronavírus no Estado. Entre as medidas anunciadas, estão a proibição de acesso a parques e praias, de atividades esportivas em grupo e de celebrações religiosas coletivas. O governo também antecipou os recessos escolares da rede estadual que aconteceriam em abril e outubro para a segunda quinzena de março. Assim, não haverá aulas presenciais na rede, mas as escolas estaduais permanecerão abertas para fornecimento de merenda a alunos em condição de vulnerabilidade social e distribuição de materiais mediante agendamento.
As novas medidas foram o principal assunto abordado pelos deputados estaduais na Tribuna Virtual desta quinta-feira. O deputado Carlos Giannazi (PSOL) defendeu o fechamento das escolas. "Não há uma suspensão explícita das aulas. Antecipar o recesso escolar é uma posição ambígua, as escolas vão continuar abertas, com o quadro de apoio escolar presente, exposto à contaminação. Escola fechada significa vida preservada", afirmou o parlamentar.
O deputado Paulo Fiorilo (PT), ressaltou que o Estado de São Paulo passa por uma crise gravíssima. "A cada dia aumenta o número de óbitos e de internações. Estamos muito próximos a um colapso".
As medidas foram criticadas pelo deputado Coronel Telhada (Progressistas). "Foi anunciado há pouco que ele aumentou até 30 de março o comunismo no Brasil. As pessoas estão proibidas de ir e vir, proibidas de trabalhar, de poder fazer um culto religioso", comentou. Telhada afirmou também que "está provado cientificamente que o lockdown não resolve o problema, o que resolve é higienização, uso das máscaras, evitar aglomeração, mas as aglomerações continuam no transporte público".
A proibição de cultos religiosos foi reprovada pelo deputado Major Mecca (PSL). "O cidadão da periferia que está passando dificuldade financeira, problemas familiares, não tem mais direito à consulta com um pastor, padre, pai de santo. Isso não é preocupação com a vida das pessoas", comentou.
Por fim, a deputada Janaina Paschoal (PSL) afirmou que, apesar de considerar exageradas as medidas tomadas, outras esferas de governo aconselham medidas mais duras. "Entendo que o governador está indo longe demais nos fechamentos. Mas hoje pela manhã, o procurador-geral do Estado de São Paulo, ou seja, o chefe do Ministério Público Estadual, aquele que tem o poder de promover ação penal contra praticamente todos os cidadãos no Estado de São Paulo, disse que o governador deveria ir além". De acordo com Janaina, a paralisação dos esportes coletivos e dos cultos religiosos foram determinação do Ministério Público.
Notícias relacionadas
- Lei que obriga bancos a manter vigilantes em caixas eletrônicos é tratada na Tribuna Virtual
- Greve de professores é tema de discurso na Tribuna Virtual
- Propostas de autoria do governo e obras de transporte são destaques da Tribuna Virtual
- Parlamentares debatem projeto de lei sobre adoção durante Tribuna Virtual
- Educação e transporte foram os temas debatidos na Tribuna Virtual da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Na Tribunal Virtual, deputado fala sobre hospital de campanha metropolitano
- Programa Bolsa do Povo e situação dos hospitais no Estado são debatidos na Tribuna Virtual
- Volta às aulas presenciais e CPI da pandemia são destaque na Tribuna Virtual
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações