Dia Mundial de Combate à Aids: 38 milhões convivem com a doença no mundo
30/11/2020 15:28 | Campanha | Matheus Batista

O dia 1º de novembro é marcado mundialmente como o Dia de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). É uma data criada para reforçar a necessidade de conscientização sobre a doença e para prestar solidariedade aos portadores.
Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) cinco anos após a descoberta do vírus do HIV, a data descreveu ao mundo os riscos da doença que já havia matado cerca de 38 mil pessoas na época.
De acordo com o levantamento feito pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), existem aproximadamente 38 milhões de pessoas portadoras do vírus do HIV hoje. Apesar de se tratar de uma doença controlada atualmente, ainda existem desafios a serem enfrentados.
A Unaids mostrou que até o final de 2019, aproximadamente 7 milhões de pessoas conviviam com a doença sem saberem do diagnóstico, e apenas 67% de todos os portadores no mundo tiveram acesso ao tratamento.
O vírus
O HIV é um vírus transmitido através de fluídos corporais que afeta células específicas do sistema imunológico. Ele destrói essas células fazendo com que o organismo seja incapaz de lutar contra infecções e doenças.
Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se imunizar. O que significa que uma vez contraído, o portador viverá com o HIV para sempre.
A doença pode se apresentar primeiramente por meio de sintomas como febre, garganta inflamada e indisposição. Mas a única maneira de saber se está com o vírus é fazendo o teste de HIV.
Ainda não existe cura para o HIV e nem para a Aids, e a forma mais segura e comprovada de se tratar a doença é a terapia antirretroviral. O tratamento se baseia na inibição, por meio de medicamentos, da replicação do vírus e no consequente retardamento da progressão viral.
Legislação
Foi graças à criação do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidado pela Constituição Federal de 1988, que os primeiros medicamentos para o HIV passaram a ser disponibilizados gratuitamente para a população. Um importante passo, junto à distribuição em massa de preservativos, para o Brasil despontar na luta contra a Aids.
O Estado de São Paulo conta desde os anos 80 com legislações que visam o controle do HIV. A Lei 5.190/1986, estabeleceu que todo o material para transfusão de sangue em hospitais e bancos de sangue fosse testado para detecção da presença do vírus.
Em 2018, foi sancionada a Lei 16.633/2018, de autoria do deputado Roberto Engler (PSB), que instituiu a campanha "Dezembro Vermelho", para a realização de ações de conscientização e prevenção à Aids durante todo o mês. "Buscamos trazer as forças do Estado para somar na prevenção e contra o preconceito às pessoas que contraíram a doença", afirmou o parlamentar.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações