Dia Nacional da Vacinação: imunização é a principal arma na luta contra epidemias
16/10/2020 16:34 | Saúde pública | Matheus Batista

A vacinação é hoje a forma mais eficaz de combater doenças. Seu princípio está em preparar o organismo para que ele combata vírus e bactérias causadores de infecções. Difundido no século XVII, esse procedimento foi responsável por erradicar doenças como a Varíola e a Poliomielite.
Pensando no papel crucial que as vacinas têm para a população, o Ministério da Saúde criou o Dia Nacional da Vacinação, uma data para promover a importância da imunização no controle de epidemias.
Há cerca de 250 anos, cientistas descobriram a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos* em um estado inofensivo. Como foi o caso da varíola descoberta em vacas, que originou a palavra vaccinia.
Apesar dos avanços e da inegável contribuição das vacinas para a vida humana, a comunidade científica ainda esbarra em um problema que pode ser tão perigoso quanto uma doença: a desinformação.
Autor da Lei 17.252/20, que obriga a apresentação da carteira de vacinação para a realização da matrícula em escolas do estado, o deputado Professor Kenny (PP) analisou a necessidade da prevenção. "Infelizmente por desatenção ou desinteresse dos pais, as crianças acabam ficando desprotegidas", comentou.
A vacinação protege não só quem é vacinado, mas também quem não desenvolve imunidade. Quanto mais pessoas de uma comunidade estão protegidas, menor é a chance de uma doença se propagar.
Covid-19
Os esforços de todo o mundo se voltaram para o combate de uma pandemia sem precedentes em nossa história recente. Em uma sociedade tão conectada, a importância de avanços científicos se mostrou ainda mais necessária para a saúde pública.
Após oito meses de enfrentamento ao novo coronavírus, já é possível ver avanços no desenvolvimento de imunizantes para a nova doença.
O Estado de São Paulo está atualmente na última fase de testes para o desenvolvimento de uma vacina fruto da parceria entre o Instituto Butantan e a empresa farmacêutica Sinovac. São testes que afirmam a complexidade do desenvolvimento de um novo imunizante.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem hoje cerca de 136 vacinas candidatas contra a Covid-19 em estudos pelo mundo.
*Patógeno: É como são chamados os organismos que causam doenças em um hospedeiro, como vírus, bactérias e alguns fungos.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações