Dia da Água lembra a importância de proteger a natureza

Há 27 anos, a Organização das Nações Unidas estabeleceu 22/3 como o Dia Mundial da Água. A data, celebrada no próximo domingo, visa conscientizar a população sobre a relevância desse bem finito. No mesmo final de semana, o Dia Internacional das Florestas (21/3) reforça a necessidade de conservar os recursos do meio ambiente. A Alesp trabalha para contribuir com essa questão.
A iluminação do Palácio 9 de Julho é feita com lâmpadas de LED, que economizam até 80% da energia usada pelas incandescentes e duram por mais tempo. Enquanto os aparelhos individuais de ar condicionado foram trocados por unidades coletivas. No tocante a coleta de lixo, os materiais recicláveis, que constituem a maior parte dos resíduos gerados na Casa, são separados dos demais.
A Assembleia Legislativa do Estado participa também do Programa de Uso Racional da Água (Pura), da Sabesp. A sede do Legislativo paulista possui banheiros com torneiras de fechamento automático e vasos sanitários que gastam seis litros por descarga, enquanto dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo mostram que válvulas mais antigas podem consumir o dobro ou mais.
Parte dos projetos em tramitação na Casa têm como objetivo a preservação ambiental, como é o caso da resolução que visa a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o grau de poluição nos rios do estado. O deputado Adalberto Freitas (PSL) é membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e participa dessa proposta.
Para ele, é preciso conscientizar a população, pois "falar em meio ambiente, sustentabilidade e preservação é cuidar do nosso futuro". O parlamentar tem, inclusive, dois ambientalistas em sua equipe, "uma das pessoas faz todos os nossos projetos ambientais e outra cuida da proteção animal e são agendas que nós temos que ter não só na questão legislativa, mas no dia-a-dia", afirma.
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) também tem o meio ambiente como área de atuação e organiza audiências públicas para debater o tema. "Aqui na Alesp nós temos vários mandatos trabalhando a pauta ambiental, fazendo a defesa do meio ambiente, das florestas, da Mata Atlântica, áreas de mananciais, e da questão da água, que é gravíssima aqui no Estado de São Paulo e no Brasil".
O objetivo do desenvolvimento sustentável é utilizar com responsabilidade os recursos oferecidos pela natureza sem deixar que se esgotem. Você pode acompanhar outros projetos relacionados ao assunto pelo link: https://www.al.sp.gov.br/alesp/pesquisa-proposicoes/
Notícias relacionadas
- Instituto do Legislativo Paulista promove palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
- Procura por energias limpas e sustentáveis aumenta durante a pandemia
- Comissão de Ciência e Tecnologia visita o IPT
- Comissão debate Plano para Ciência e Tecnologia em São Paulo
- Seminário discute impacto da reforma tributária em universidades
- Reitor da Unicamp anuncia projeto de desenvolvimento sustentável
- Reitor da USP presta contas à comissão
- Comissão de Ciência discute o cenário da tecnologia em São Paulo
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações