Exposição na Alesp exibe peças importantes na história da aviação brasileira











A história da aviação na Força Aérea Brasileira (FAB) ocupou o Hall Monumental do Palácio 9 de Julho. Até o dia 1º/11, o espaço abriga diversas peças que tiveram importância no avanço da aviação no país, assim como outros artefatos ligados às Forças Armadas. A exposição, promovida pelo deputado Castello Branco (PSL), apresenta diversas réplicas e peças originais, cedidas para a mostra pelo Museu Aeroespacial (Musal/RJ), que permite entender melhor como funcionam as forças armadas aliadas à aviação.
Uma das peças que mais chamam a atenção no espaço é a réplica do Demoiselle, avião construído por Santos Dumont, que alçou seu primeiro voo em 1907 (a peça surgiu após o famoso 14-bis). O avião é apresentado para contextualizar a história da aviação no Brasil.
A exposição ainda conta com um painel analógico, como os utilizados nos primeiros helicópteros e aeronaves, aproximadamente de 1920 até começo do século XXI. A partir de 1996, os painéis foram substituídos pelos digitais. Outro destaque é a maquete da aeronave Super Tucano (Embraer EMB-314). "Foi uma das aeronaves de sucesso da Embraer, e é até hoje considerado um dos melhores equipamentos para treinamento de pilotos do mundo. Um sucesso de vendas e orgulho da indústria aeronáutica", explicou Castello Branco. Na sequência, a exposição trouxe para a Alesp alguns dos elementos que compõem o Super Tucano. Um deles é o banco ejetável. Quando utilizado, é possível ser ejetado da aeronave ao acionar uma alavanca ligada a explosivos que ficam embaixo do assento.
Helicópteros de guerra
Réplicas das turbinas utilizadas nos aviões e helicópteros também são parte da mostra, totalizando três. Uma delas foi usada no modelo de helicóptero UH-1H, conhecido como "Sapão". Trata-se de um dos helicópteros de guerra mais utilizados no mundo, com destaque especial para a Guerra do Vietnã.
O espaço também apresenta uma tenda que destaca as atividades da Infantaria Aeronáutica, uma tropa de terra da Força Aérea Brasileira. Equipamentos da força de segurança, textos e fotos das atividades são os itens abrigados na tenda. Ao lado da armação, réplicas de mísseis e foguetes, como veículos de lançamento de satélites, estão à disposição dos visitantes. Todos foram desenvolvidos por meio da indústria aeronáutica brasileira, a partir da década de 80, e possuem uso ar-ar, ar-terra, terra-ar e mar-mar.
"O Brasil está entre um seleto grupo que domina a tecnologia aeroespacial. Nosso projeto aeropacial brasileiro vem dos anos 50, é antigo, e passou por muitos problemas, mas está sendo retomado. O projeto irá ganhar uma nova vida nessa nova fase", comentou o capitão Castello Branco.
No estacionamento de funcionários da Alesp, em frente à saída do Hall Monumental, visitantes podem conhecer um Caça F-5 (avião militar para combate aéreo), trazido diretamente da base de Santa Cruz (Rio de Janeiro/RJ) para São Paulo. A aeronave foi fabricada nos Estados Unidos e é um dos modelos que equipa diversas bases aéreas brasileiras.
O deputado Castello Branco elogiou o trabalho das Forças Armadas e expressou satisfação em trazer a mostra para a Alesp. "Esta homenagem que a Assembleia Legislativa faz à Força Aérea Brasileira é mais do que justa. É um reconhecimento ao valor de heróis anônimos, que diuturnamente trabalham para controlar, proteger e integrar o Brasil. Exército, Marinha e Aeronáutica, juntos, para tornar o Brasil um país cada vez mais livre, justo, soberano e fraterno.", concluiu.
Serviço
Exposição em Homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira
Data: até 1º/11
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Local: Hall Monumental - Palácio 9 de Julho
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera
Notícias relacionadas
- A mulher como ser infinito em exposição na Alesp
- Alesp traz mostra "Grafismos", da artista Vânia Rossi
- Espaço Heróis de 32 recebe exposição com livro como objeto artístico
- Importantes nomes da Igreja Católica se tornam peça central de exposição
- Exposição destaca obras de artistas da capital paulista
- Exposição dá voz a crianças e adolescentes de periferias
- Exposição divulga obras e técnicas de variados artistas
- Artista traz exposição colorida e filosófica
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações