Confira o bate-papo com a deputada Professora Bebel


Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de sete meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com a deputada Professora Bebel.
Os últimos meses
Nosso mandato popular tem atuado por meio de quatro eixos centrais de trabalho: defesa da democracia e do Estado de bem-estar social; defesa dos direitos sociais e coletivos; defesa do funcionalismo público paulista e defesa dos grupos sociais oprimidos.
Nos últimos meses, realizamos ações em todos esses campos, construindo uma oposição forte e unida contra os retrocessos em direitos fundamentais e sociais e de desmonte do Estado, promovidos pelos governos Doria e Bolsonaro. Não recuamos no caminho em defesa de conquistas sociais que foram obtidas ao longo de décadas de lutas coletivas e populares. Aliás, não temos nos furtado de manter intenso contato com as bases que legitimam nosso trabalho, realizando audiências públicas na capital e no interior e atendendo a todos que nos procuram para defender seus direitos. Como presidenta da Comissão de Educação e Cultura, tenho debatido o Plano Estadual de Educação, aprovado em 2016, e quero, com a ajuda dos demais deputados membros da Comissão, fazer valer a aplicação de todas as suas metas.
Projetos, legado e futuro
Minha grande causa é a educação. Minha luta sempre foi em defesa da educação de qualidade para todos. E toda a minha trajetória foi construída em ambiente de diversidade de opiniões e livre debate, em busca de soluções para problemas que afetam professores, estudantes, pais e a comunidade comprometida com a educação. Faz parte da minha formação o contraditório, a troca de ideias, assim como a defesa firme de minhas convicções e propostas. Essa tem sido a minha conduta dentro e fora da Assembleia Legislativa, e é o que eu pretendo deixar como legado.
Minhas prioridades são a valorização dos profissionais da educação, a vinculação de recursos (Fundeb permanente), a defesa da pluralidade de ideias e concepções pedagógicas e a liberdade de cátedra dos professores. Inclusive, tramita na Casa o PL 331/2019, de minha autoria, que assegura a liberdade de expressão e de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber a todos os professores, estudantes e servidores da Educação da rede pública estadual. A aplicação integral do Plano Estadual de Educação é também uma das minhas metas.
A defesa do funcionalismo público e dos serviços públicos é outra prioridade do meu mandato. Tenho debatido sobre esse tema e quero aprovar na Alesp uma proposta de Plano Estadual do Funcionalismo Público, para assegurar em lei metas e estratégias que garantam a valorização do funcionalismo.
Outra meta é o desenvolvimento regional, tanto na região de Piracicaba quanto em outras regiões do Estado de São Paulo, estabelecendo um consenso sobre as principais prioridades e formas de participação popular que assegurem que esse desenvolvimento repercuta em todos os segmentos sociais.
Inspiração e referências
Na política, tenho muita admiração e respeito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há outras lideranças, mas quero também fazer referência a ex presidenta Dilma Rousseff e ao ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante. Grandes e importantes personalidades que muito já contribuíram para o país. Fora da política, vou citar meus pais: Manoel Azevedo Noronha (falecido) e Maria Rocha Azevedo Noronha, além do educador Paulo Freire, uma das principais referências na educação brasileira, e Mahatma Gandhi, uma referência mundial em defesa da paz.
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com a deputada Edna Macedo
- Confira o bate-papo com a deputada Valeria Bolsonaro
- Confira o bate-papo com a deputada Leci Brandão
- Confira o bate-papo com a deputada Maria Lúcia Amary
- Confira o bate-papo com a deputada Leticia Aguiar
- Confira o bate-papo com a deputada Delegada Graciela
- Confira o bate-papo com a deputada Márcia Lia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações