Opinião - PRB agora é Republicanos
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) mudou de nome, agora se chama Republicanos. A mudança foi homologada pelo TSE em 15/8/2019, mas a decisão foi tomada em 7/5/2019, na Convenção Nacional do PRB, quando aprovamos não só a mudança do nome da sigla, mas também alterações no estatuto e novos manifesto e programa. A reformulação do partido foi completa, reforçando
a posição como uma sigla conservadora
nos costumes e liberal na economia.
O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, comentou recentemente sobre a mudança e disse que é uma manutenção de postura "republicana, ética, uma postura ímpar e zelosa com a coisa pública, com o erário público e com o bem público".
Esse é um novo tempo para a legenda. Em maio, inauguramos também as novas instalações do Republicanos em Brasília, um prédio moderno, com quase 6 mil m², onde funcionam agora as novas sedes do Diretório Nacional, da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e da Faculdade Republicana - a primeira instituição de ensino superior brasileira ligada a um partido. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação e foi criada com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da democracia por meio da capacitação e formação de assessores, políticos, gestores públicos, jornalistas, organizações sociais ou profissionais de relações governamentais.
A faculdade é um marco na história do partido, mas a instituição é fruto do desejo que norteou a criação da legenda em 2005: o sonho de mudar a situação política do país. O Republicanos tem mesmo mudado o jeito de fazer política, e desde a sua fundação, em 25/8/2005, o partido tem também demonstrado força política nas urnas. Em sua primeira participação, em 2006, a legenda elegeu um deputado federal e três estaduais, e a partir de então cresceu em todas as eleições que disputou. Em 2018, ainda como PRB, elegemos 30 deputados federais, 42 deputados estaduais e um senador, além de um vice-governador.
A legenda não cresceu apenas em número de eleitos, mas foi a única que teve uma evolução no número de filiados entre os partidos com até 20 anos de fundação, o Republicanos alcançou mais de 18 mil novos membros apenas em 2018. Desde a sua criação, chegou a postos importantes. Hoje, além de compor o Legislativo e o Executivo em diversos Estados, o partido chegou à vice-presidência da Câmara dos Deputados e da Alesp.
Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história, acompanhei a criação e o crescimento do partido. O Republicanos começou como Partido Municipalista Renovador (PMR), em 2003, quando mais de 450 mil eleitores brasileiros manifestaram apoio à criação da legenda e, em 2005, o TSE deferiu, por unanimidade, o registro definitivo do PMR. Ainda em 2005, o então vice-presidente da República e ministro da Defesa, o saudoso José Alencar, filiou-se ao partido. Na ocasião, antecipou o que seria o Republicanos ao afirmar que a legenda ainda seria grande em "um futuro próximo". Em 25/10/2005, ao evoluir para um novo conceito político, com ênfase nos princípios do desenvolvimento da República, o PMR alterou a sua denominação para Partido Republicano Brasileiro (PRB). Agora, após 14 anos de sua criação, continua lutando pela boa política, aquela que busca a manutenção de uma democracia equilibrada, longe dos extremos e preocupada com o bem comum. Parabéns, Republicanos!
*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo Republicanos e 1º vice-presidente da Alesp.
Notícias relacionadas
- Zumbi dos Palmares, presente
- Fortalecimento das ferrovias é vital para o desenvolvimento e criação de empregos
- Opinião - Dia das Crianças: Precisamos falar sobre a erotização infantil!
- Meu ponto de vista sobre os debates no Plenário da Alesp
- Repúdio às declarações de Fernando Haddad
- Opinião - Em pleno século XXI voltamos à Idade Média na questão da liberdade religiosa?
- Opinião - A melhor compra para o Dia das Mães
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações