Meia-entrada: quem tem direito ao benefício?

Como um modo de fomentar a cultura no estado e complementar a formação dos cidadãos, uma série de leis federais, estaduais e municipais garantem o benefício da meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de entretenimento. Estudantes, professores e idosos são alguns dos beneficiados pela medida que faz com que o preço de diversos eventos e atividades seja reduzido pela metade.
A exemplo, temos leis estaduais que tratam do assunto. A Lei Estadual 7.844 de 1992 garante que os estudantes devidamente matriculados em instituições de ensino possam pagar meia-entrada em ingressos de cinema, teatro, eventos esportivos e outras atrações. No entanto, é exigida a carteira de estudante no momento da aquisição dos ingressos.
A Lei Estadual 14.729 de 2012 abrange os professores das redes estadual e municipal de ensino com o abatimento de 50% no valor da entrada. Neste caso, é necessária a apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação.
A Lei Federal 10.471 de 2003 concede desconto de metade do preço para pessoas com 60 anos de idade ou mais.
Os estabelecimentos que descumprirem as medidas estarão sujeitos a complicações como multas, suspensão temporária das atividades, interdição total ou parcial, e outros.
Legislação
Em tramitação no Poder Legislativo, também há diversos projetos de lei com o objetivo de atender a um público maior com o benefício e fomentar a cultura no estado. Um destes é o PL 1.541/2015, do deputado Wellington Moura (PRB). A proposta visa proporcionar o benefício também aos atletas e paratletas no estado. Para o autor, será um modo de contribuir com a formação destes esportistas. "A carreira de atleta muitas vezes impõe ao desportista a decisão de interromper os estudos ou não avançar em direção ao aprofundamento na educação superior, em razão do rigor da rotina de treinamentos. Entendemos que a extensão do benefício da meia-entrada para espetáculos artístico-culturais e esportivos viria contribuir para a formação desses atletas e paratletas", justifica. A proposta está pronta para ser votada em Plenário.
Na Alesp também está em tramitação um projeto do deputado Carlos Giannazi (PSOL) que estende o abatimento também aos estudantes dos cursos pré-vestibulares, os chamados "cursinhos". "A existência dos cursinhos pré-universitários no país criaram uma categoria de alunos que se vê à margem dos direitos conquistados por outros estudantes. Não basta a dificuldade de conquistar uma vaga nas universidades públicas e de qualidade no panorama acadêmico brasileiro, ainda padecem desse preconceito do não reconhecimento como categoria estudantil", definiu Giannazi. A proposta 558/2012 está pronta para a votação pelos deputados.
A Comissão de Educação e Cultura também apresentou medida referente ao tema. O PL 690/2014, pronto para ser votado em Plenário, garante o benefício de meia-entrada para pessoas portadoras de necessidades especiais. Para o abatimento, pode ser exigida a apresentação de laudo médico.
Notícias relacionadas
- Após enfrentamento da pandemia, parlamentares devem focar em medidas sociais exclusivas à população em 2022
- Nova estrutura conta com vários recursos
- No Dia do Imigrante, Assembleia paulista revela documentos do acervo histórico desde 1835
- Homologação de calamidade pública dos municípios pela Assembleia já está em vigor; veja lista
- Sistema de notificação automática da Alesp registra em média dois novos pedidos por dia
- Rede Alesp vai transmitir palestras do ILP na internet
- Assembleia Legislativa inaugura unidade do Poupatempo no Palácio 9 de Julho
- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ganha posto de atendimento do Poupatempo
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações