Comissão recebe defensores públicos e debate ações de prevenção à violência doméstica


04/06/2019 17:06 | Direitos das Mulheres | Ines Jordana - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Leci Brandão, Márcia Lia e Isa Penna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235268.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235269.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegada Graciela preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235270.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura e Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235271.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Machado e Delegado Graciela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235273.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão e Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar, Marina Helou, Dra Damaris e Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235275.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão, Márcia Lia, Isa Penna e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235276.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) possui atuação de destaque na aplicação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que prevê medidas de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher. A primeira reunião da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres da Assembleia recebeu na terça-feira (4/6), representantes do núcleo com a finalidade de reunir informações sobre serviços especializados em abrigar as vítimas.

"Por ser um local seguro e sigiloso, as casas abrigos são extremamente importantes para combater a violência e ajudar essas vítimas a saírem dessa situação", disse Paula Machado, defensora pública e coordenadora do Nudem.

Durante a reunião, a coordenadora destacou a importância da adoção de políticas públicas em favor de serviços que atualmente estão em falta, como acessibilidade e vagas 24h para as vítimas. "Essas aplicações são importantes para a melhoria desses serviços", explicou.

A coordenadora lembrou que o órgão ainda atua na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres como interrupção voluntária da gravidez, violência obstétrica e livre exercício da maternidade.

Paula Machado também informou sobre um mapeamento realizado pelo núcleo, que contabilizou na cidade de São Paulo a existência de 19 abrigos sigilosos que são acessados diretamente pela população de 30 municípios do Estado. "O objetivo foi compartilhar com a comissão esse índice para que se caminhe para aumentar esse número e efetivamente combater a violência", enfatizou.

Para a deputada Delegada Graciela (PR), presidente da comissão, "foi uma reunião produtiva com a participação proativa de todas as parlamentares".

Além das citadas estiveram presentes as deputadas Beth Sahão, Delegada Graciela, Dra. Damaris Moura, Isa Penna, Leci Brandão, Leticia Aguiar, Márcia Lia, Marina Helou e Valéria Bolsonaro.

Serviço

O Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres " Nudem

Endereço: Rua Boa Vista, 103,

4º andar " SP

Telefone: 3101-0155 ramal 233/238

E-mail: nucleo.mulher@defensoria.sp.def.br

Para mais informações acesse

www.defensoria.sp.def.br/dpesp


alesp