CPI vai ouvir superintendente da Furp


28/05/2019 16:26 | Comissão Parlamentar de Inquérito | Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Delegado Olim e Thiago Auricchio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234814.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234816.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim, Thiago Auricchio e Alex de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234817.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234818.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - FURP - Fundação para o Remédio Popular<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira (28/5) deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura possíveis irregularidades na administração da Fundação para o Remédio Popular (Furp) se reuniram para traçar um plano de trabalho. A CPI deverá ouvir Afonso Celso de Barros Santos, atual superintendente da Furp, atendendo a requerimento do presidente da CPI, Edmir Chedid (DEM).

A CPI deverá contar com o trabalho de um perito criminal da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, para auxiliar na apuração dos documentos que chegarem à comissão, graças a requerimento aprovado, de autoria do deputado Agente Federal Danilo Balas (PSL).



Visita a Américo Brasiliense

Na semana passada os membros da CPI visitaram a Furp na cidade de Américo Brasiliense. Chedid acredita que apenas uma fábrica supriria a demanda existente. "Estivemos na fábrica da Furp na semana passada e o que pudemos verificar: uma fábrica com 16% de aproveitamento e 84% de ociosidade. Em outra fábrica temos 25% de aproveitamento e 75% de ociosidade. Então uma fábrica só teria cerca de 40% de utilização e mesmo assim 50% de ociosidade. Por que o estado foi construir outra fábrica da Furp, contratar mais gente, enquanto a fábrica que já estava instalada nos parece inicialmente que poderia fazer todo esse trabalho que é feito hoje", questionou.

Segundo Chedid, foram gastos 124 milhões de reais na construção da fábrica e mais 22 milhões que podem referir-se a um superfaturamento.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Alex de Madureira, Beth Sahão, Delegado Olim e Thiago Auricchio.

Edmir Chedid (na mesa), autor do requerimento que convida superintendente


alesp