Redução do ICMS para compra de instrumentos musicais é tema de audiência


22/05/2019 21:37 | Encontro | July Stanzioni - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Célio Ramos, Carlos Giannazi e Fernando Quesada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célio Ramos e Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Neves, Célio Ramos e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Neves, Célio Ramos, Carlos Giannazi e Fernando Quesada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Neves, Célio Ramos, Carlos Giannazi e Fernando Quesada	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ser músico no Brasil requer, além de paixão pelo ofício, determinação para que a classe seja reconhecida na sua estrutura. Com o objetivo de discutir projetos para a categoria, a Assembleia Legislativa realizou um encontro na quarta-feira (22/05).

Além da redução do ICMS (PL 132/2019), outros projetos de lei como o 879/2014 (que assegura apresentação de músicos e grupos musicais em eventos promovidos pelo poder público) e o PL 146/2019 (que dá desconto de imposto aos bares e similares que permitam música ao vivo) estiveram em pauta no Plenário José Bonifácio que ficou repleto de pessoas ligadas à música, produção musical e outras áreas que convergem com a atividade.

"Nós queremos que o músico tenha emprego, e que tenha onde trabalhar. Temos grandes talentos, grandes músicos no Estado de São Paulo, mas não existe palco, não existe local de trabalho. Os projetos que nós estamos apresentando irão gerar empregos e espaços para os músicos do nosso Estado", disse o deputado Carlos Giannazi (PSOL), autor dos projetos de lei e idealizador do encontro.

O "Show Man Ade-Ziv" abriu o evento com um solo de guitarra (performance que foi apresentada nas ruas dos Estados Unidos). O artista acredita que os desafios no Brasil para a categoria são muitos. "Toco na rua e uma das grandes vantagens de tocar nela é que você tem esse contato com as pessoas de todas as classes sociais. Toco na Paulista, então elas param, conversam, trocam ideia por não saber como é o trabalho do músico no Brasil", declarou.

Um dos itens mais comentados na reunião foi a diminuição do ICMS para a compra de instrumentos musicais. "O instrumento musical é mais do que um item de entretenimento, é um material educativo. Há inúmeras pesquisas mostrando o lado benéfico que ele dá para quem estuda, mas também para quem ouve. Reduzir o ICMS iria facilitar o acesso a esse instrumento", argumentou Daniel Neses, presidente da Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA).

Conforme pesquisa do Conselho Federal dos Músicos do Brasil e do Ministério do Trabalho, há hoje no Brasil 8 milhões de músicos em atividade.

alesp