Saúde aprova criação de política de prevenção da violência doméstica


21/05/2019 16:37 | Comissão | Isabella Tuma - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Analice Fernandes preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234438.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prevenir a violência doméstica por meio do programa Saúde da Família. É o que determina a proposta aprovada pelos deputados da Comissão de Saúde da Alesp em reunião nesta terça-feira (21/5). A medida cria a Política de Prevenção da Violência Doméstica com a estratégia do programa existente em quase todos os municípios do Estado, onde agentes públicos dão instruções sobre pautas como segurança, feminicídio, e problemas familiares e de vizinhança. O autor do projeto de lei 492/2018, Caio França (PSB), disse que a intenção é "criar uma política de cooperação entre os agentes públicos " sejam enfermeiros, agentes ou até médicos. Aproveitar essa inserção que eles já têm na comunidade e fazer com que eles levem a cultura da paz também".

Outro projeto aprovado pela comissão - o PL 292/2018 - determina que os hospitais públicos e privados tenham que criar salas de descompressão para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Os dois projetos passarão pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia antes de serem direcionados para a votação em plenário.

Convocação

José Henrique Germann Ferreira, secretário de Saúde do Estado, comparecerá na próxima reunião, dia 29/5, para prestar as contas do primeiro quadrimestre de 2019 da área de saúde de São Paulo. "A vinda do secretário deve ser extensa, com muitos questionamentos, dúvidas, sugestões sobre convênios que foram cortados, ampliados, e também com relação as regiões do Estado mais afastadas do centro que carecem de atendimento mais regionalizado", comentou França.

Foi acordado pelos membros da comissão que os encontros serão realizados as terças-feiras, às 14h30.

Estiveram presentes na reunião, além dos deputados citados, os parlamentares Analice Fernandes (presidente), Alex de Madureira, André do Prado, Ataide Teruel, Edmir Chedid, Edna Macedo, Fernando Cury, Janaina Paschoal, e Itamar Borges.


alesp