Igualdade Étnico-Racial e Defesa dos Povos Indígenas terá frente parlamentar


09/05/2019 16:04 | Evento | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Leci Brandão e Erica Malunguinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chirley Pankará, Leci Brandão, Erica Malunguinho e Nayara de Deus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chirley Pankará, Leci Brandão, Erica Malunguinho e Nayara de Deus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233824.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada na quarta-feira (8/5), no auditório Paulo Kobayashi, a Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial e em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. O evento contou com a presença de organizações dos movimentos negro e indígena, além de representantes de comunidades tradicionais.

Uma frente parlamentar é destinada a promover a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado de São Paulo, referentes a um determinado setor, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins.

O objetivo desta frente parlamentar é a superação do racismo e das desigualdades étnicas e raciais. Os trabalhos serão divididos em sete eixos: mulheres negras, populações indígenas e comunidades, racismo religioso, trabalho e empreendedorismo, violência institucional, saúde e educação.

A coordenação da frente parlamentar é da deputada Leci Brandão, que tem Erica Malunguinho e Monica da Bancada Ativista (PSOL) na vice-coordenadoria.

"Este é um fato histórico: três mulheres negras lançando a frente parlamentar pela promoção da igualdade étnico-racial, em defesa de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, caboclos, ciganos. É um povo brasileiro que não tem visibilidade e esta Casa Legislativa pode dar isso a eles", declarou Leci Brandão.

Erica Malunguinho, umas das deputadas vice-coordenadoras também destacou a importância dos trabalhos. "É sobre essas pessoas que incide a violência, formas de precarização e desigualdades. Precisamos pensar sobre esses povos efetivamente e lutar por um país que respeite a diversidade e multiplicidade étnica e cultural".

Compuseram a mesa do evento, além das citadas, a co-deputada da Bancada Ativista Chirley Pankará e Nayara de Deus, assessora representando a deputada Marina Helou (REDE).


alesp