Centro Paula Souza oferece curso online sobre plataforma de "casa inteligente"


18/02/2019 17:43 | Serviço | Fabio Donato

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aprender como programar uma plataforma com capacidade para automatizar eletrônicos e eletrodomésticos, criando o conceito de "smart house" ou "casa inteligente", como aquelas que vemos em filmes futuristas ou em lugares luxuosos é possível no novo curso online oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS).

O Arduíno, plataforma de prototipagem eletrônica de baixo custo, responsável por automatizações desse tipo integra a grade do CPS. O curso tem 30 horas de duração e os interessados devem fazer a inscrição, sem necessidade de passarem por processo seletivo. A inscrição e o curso são administrados pelo site mooc.cps.sp.gov.br. Ao final, haverá uma avaliação online para emissão do certificado. Não há data limite para realizar a inscrição.

O CPS oferece nove outros cursos na modalidade Mooc (sigla em inglês para curso online aberto e massivo): Autocad, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas. O conteúdo é intuitivo e inclui, além de aulas teóricas, vídeos, jogos e exercícios. A plataforma Mooc do CPS foi lançada em 2015 e atualmente tem cerca de 150 mil inscritos.

Outros cursos

O CPS conta com diversos cursos na modalidade educação a distância (EaD), em níveis diferentes. São três cursos técnicos com duração de três semestres: administração, comércio e secretariado. As aulas são ministradas pela web e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet.

O estudante é quem organiza seu cronograma de estudos. Somente os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem todos os semestres. Ao final do curso, o aluno aprovado recebe diploma de nível técnico. Os livros e os vídeos estão disponíveis na internet.

São oferecidos ainda cursos de administração, comércio, eletrônica, guia de turismo, secretariado e sistemas de energia renovável nas modalidades online ou semipresencial. É necessário fazer o vestibulinho para ingressar nesses cursos.

Outra iniciativa do CPS é a Educação para Jovens e Adultos (EJA) na modalidade online, em nível médio. A formação é voltada a pessoas maiores de 18 anos que pretendem fazer um curso técnico ou que precisam obter o diploma do nível médio. A versão completa do supletivo online tem duração de três semestres. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais.


alesp