Memorial da América Latina oferece visitação virtual

Quem quiser visitar o Memorial da América, mas não tiver como deslocar-se até lá, pode aproveitar o aplicativo da instituição para conhecer melhor o lugar. A novidade permite que o usuário faça visitas virtuais e acesse informações sobre a história, a arquitetura e o acervo da fundação.
O usuário tem cinco opções de roteiros, cuja ordem de visitação é definida de acordo com sua preferência. O primeiro destino oferecido pelo aplicativo é a Rota Essencial, que traz informações sobre a Galeria Marta Traba, a Biblioteca Latino-Americana, a Mão da América, o Salão dos Atos, a Passarela e o Auditório Simón Bolívar.
A Arquitetura de Oscar Niemeyer é tema do segundo roteiro, em que é possível saber mais detalhes e curiosidades a respeito do projeto do complexo cultural da Barra Funda.
Desde sua criação, o memorial ganhou importantes obras de artes doadas por artistas brasileiros e latino-americanos. Esse acervo pode ser apreciado no Arte por Todo Lugar.
O quarto roteiro sugerido pelo aplicativo é a Biblioteca Latino-Americana, composta por aproximadamente 40 mil volumes. O acervo é usado por pesquisadores e estudantes que se interessam pela cultura dessa região do continente americano.
Por fim, o usuário conhecerá o Pavilhão da Criatividade, que reúne uma expressiva coleção de arte popular latino-americana a uma exposição do artesanato produzido em diversos países.
O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e para iOS, basta buscar por Memorial da América Latina e baixá-lo.
História
Inaugurado em 1989, o conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, tinha como objetivo estreitar as relações políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil com os demais países da América Latina.
Foi criado, inicialmente, o Instituo Latino-Americano (Ilam), que possuía um acervo bibliográfico de aproximadamente dez mil itens, além de diversos tipos de materiais relacionados à cultura da região. Hoje, o acervo pertence à biblioteca do memorial.
Em seus primeiros anos, o local foi sede de grandes eventos " principalmente espetáculos gratuitos de artistas renomados, além de balés e orquestras vindos de diversos países, mostras e exposições.
Como antiga sede do Parlamento Latino-Americano, chegou a receber grandes nomes da política, como o ex-presidente estadunidense Bill Clinton.
O Memorial da América Latina abriga também, desde 2006, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que divulga os novos nomes e apostas do cinema no continente e presta homenagens a grandes cineastas.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações