Autoridades da província de Fukui visitam a Alesp


19/07/2018 15:16 | Visita | Leo Martins - Fotos : Raphael Montanaro

Compartilhar:

Comitiva da Província de Fukui<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg226167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg226168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kaorio Haro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg226169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comitiva da Província de Fukui<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg226170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes do legislativo da província de Fukui, situada no Japão, visitaram o Parlamento paulista na quinta-feira (19/7), dando início às comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Eles foram recebidos pelo deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que é descendente japonês. "Manter essa ligação com as províncias do Japão é muito importante porque muitos paulistas vão para lá a procura de trabalho e condições de vida", disse.

A província de Fukui está localizada na ilha de Honshu e é banhada pelo mar do Japão. Ela é conhecida por produzir mais de 90% das armações de óculos para o país e exporta os produtos para o mundo inteiro.

"Trocar informações e estreitar essa amizade é algo muito importante, espero que isso venha a produzir efeitos em breve e que essa integração se torne ainda maior entre a província de Fukui e o Estado de São Paulo", disse Nishimoto.

Kaori Haro foi a única deputada presente na visita. Ela comentou que na política japonesa as mulheres também são minoria. Na atual legislatura da Alesp há dez deputadas mulheres e 84 homens. "Ainda existe essa tradição de um mundo machista, que vem mudando. Lutamos para que a nossa atuação cresça e a gente consiga mais benefícios", disse. Essa foi a sua estreia no território brasileiro. "Os descendentes japoneses daqui apreciam muito essa ligação com o Japão, estou aprendendo muito com essa viagem", declarou.

Outras autoridades, como o vice-governador de Fukui, Minoro Fujit, o presidente da Assembleia Legislativa de Fukui, Hiroki Suzuki, e outros deputados escreveram mensagens no livro de ouro da Casa.

110 anos da imigração japonesa no Brasil

O Brasil é o país que mais acolhe a comunicdade japonesa fora do Japão. Tudo começou há 110 anos, quando o navio Kasato Maru aportou no porto de Santos, no litoral paulista, com 781 japoneses a bordo. A maioria era de camponeses de regiões pobres do país, que tinham sido contratados como mão de obra barata para trabalhar nas fazendas de café do Estado de São Paulo. A chegada de imigrantes continuou sem interrupção até o começo da II Guerra Mundial.

De acordo com o Consulado Geral do Japão, há 1,5 milhão de cidadãos brasileiros com ascendência japonesa, tendo sua maior concentração nas regiões sul e sudeste. Na capital há cerca de 400 mil nikkeis, como são conhecidas as pessoas com origem japonesa. O maior reduto da colônia nipônica fora do Japão é o bairro da Liberdade, na capital paulista, onde as fachadas são escritas com ideogramas japoneses e a arquitetura é tradicionalmente oriental.


alesp