Encontro reúne representantes do Itesp e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
14/06/2018 15:14 | Da Redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino






A Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa realizou audiência pública, na quarta-feira (13/6), no plenário Dom Pedro I, para discutir questões relacionadas à Fundação Itesp e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O evento foi presidido pela deputada Ana do Carmo (PT) e contou com a presença dos deputados integrantes da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp, José Zico Prado (PT), Ed Thomas (PSB); Davi Zaia (PPS) e Reinaldo Alguz (PV), além de pesquisadores e funcionários de diversas fundações do setor. O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Orlando de Melo, também esteve presente. Ele representou o secretário de Agricultura, Francisco Jardim.
Os principais temas relativos à Fundação Itesp foram o montante de recursos orçamentários, disponível para custeio e investimentos; a existência de cargos vagos por aposentadoria e a demissão de servidores ainda não preenchidos por meio de concurso público e a necessidade de implementação de carreiras funcionais devido à defasagem salarial em comparação a profissionais com funções equivalentes de outros órgãos do Estado. "O debate deve ser feito com muita transparência e rigor; acredito que o uso da tecnologia mudou a forma de se produzir e as áreas necessárias podem ser reduzidas. Temos que abrir a discussão, nem manter, nem vender tudo, como o Estado pretendia fazer", disse Zaia.
"O orçamento da Secretaria de Agricultura está cada vez mais reduzido e isso mata as pesquisas. Os pesquisadores não tem dinheiro nem para comprar gás. Além disso, o pequeno produtor, que é quem precisa do orçamento do Estado, fica sem condições de sobreviver", afirmou José Zico Prado.
"Faltam funcionários, não temos verba para combustível e, sem o carro, que também não tem manutenção, não podemos trabalhar. Há 80 % de cargos vagos, por isso não se gasta o orçamento. Pior ainda é o fato de profissionais estarem se aposentando, sem passar o conhecimento aos novos funcionários, que não existem porque não são feitos concursos. São 50% de cargos vagos. É uma falta de administração e competência do Estado", declarou João Brunelli, coordenador da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Sérgio Maranhão, diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), representou o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa. Maranhão considera que o agricultor familiar deve ter acesso à educação e à saúde nos assentamentos, e estradas que possibilitem o escoamento da produção, além de ônibus para permitir que as crianças de assentamentos consigam estudar. "A assistência técnica é importante, mas as outras necessidades devem ser atendidas, não basta assentar", disse Maranhão.
Ana do Carmo definiu, em conjunto com deputados e fundações presentes, a criação de um grupo de trabalho para organizar as demandas, que serão apresentadas na reunião da LDO e do orçamento. "Vamos construir este grupo de trabalho, para discutir as propostas. Depois de elaborarmos este documento, contarei com a ajuda de todos para bater à porta de todos os deputados desta Casa, para aprovação", finalizou Carmo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações