Itapetininga recebe Audiência Pública do Orçamento 2019
11/06/2018 18:30 | Marina Mendes - Foto: José Antonio Teixeira








A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp realizou a 6ª Audiência Pública do Orçamento 2019 na cidade de Itapeva, Região Administrativa e Metropolitana de Sorocaba. A reunião aconteceu na Câmara Municipal, na segunda-feira (11/6). As reivindicações apresentadas referiram-se principalmente à saúde e à infraestrutura.
Para o deputado Edson Giriboni (PV), presidente da audiência: "É uma oportunidade democrática, para que todas as lideranças e cidadãos possam se manifestar".
Compuseram a mesa o vereador Mário Carneiro Neto (PPS) e o vice-prefeito de Itapetininga, coronel Josué Álvares Pintor (PDT), que considerou: "Quando se prepara o orçamento com maior antecedência, ouvindo o cidadão, a peça tende a ser muito mais inteligente e gratificante em relação à própria população".
Sobre a discussão do orçamento, Jean Peres, representante do deputado Raul Marcelo (PSOL), disse: "Uma das questões a ser abordada é a captação de receitas. Há um simplismo tributário muito grande, o Estado é muito dependente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) " de que provêm cerca de 2/3 da receita prevista para 2019. Além disso, existe o problema das desonerações, que configuram um vazamento na captação de recursos. Temos de entender, temos de aumentar a transparência a respeito disso".
Saúde
Edson Giriboni defendeu a redistribuição do financiamento da área. "Temos uma distorção muito grave no financiamento da saúde publica no país. Por exemplo, o Hospital de Itapetininga, que atende a toda a região, tem somente 20% do seu custo mensal financiado pela União; 37% vêm do Estado e 43% da prefeitura. Devido ao não reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal, que deveria ser o grande financiador, acaba sendo o que menos contribui", disse.
Mário Carneiro Neto criticou a construção do Hospital Estadual de Sorocaba Doutor Adib Domingos Jatene: "É uma obra não desnecessária, mas mal colocada. Seria muito melhor ter reforçado o que já existia em Sorocaba, e investir em um hospital regional menor em Itapetininga. É um absurdo o município ter de financiar 43% do orçamento de um hospital que atende a toda a região, mas não tem estrutura para fazê-lo. Não temos condições, mal conseguimos atender às emergências. Não é assim que se trata a população. Precisamos de leitos e da responsabilidade do Estado no Hospital de Itapetininga, que já funciona como regional".
O vereador também solicitou a construção de um núcleo de atendimento ao câncer na cidade.
Para Josué Pintor, é necessário repensar a destinação de verbas para a saúde. "Nós trabalhamos no fio da navalha em matéria de finanças. O fato de o governo ter reduzido em 10% as verbas destinadas para a área da saúde, em 2017, é um problema muito grande. Em 2018, manteve-se uma diminuição de 5%, o que para nós ainda é muito alto. Esperamos que para 2019 haja um estudo e um reequilíbrio com relação às despesas e aos investimentos na área da saúde", falou.
André Antonio Fonseca Diniz, diretor regional do Sindicato Único dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sorocaba e Região (Sindsaúde), disse que a categoria vem sendo continuamente prejudicada pelo governo. "Prova disso é o último reajuste, que tivemos após sete anos, de 3,5% - acima da inflação, mas apenas sobre o salário base. Existe um número muito grande de trabalhadores que ganham menos do que o salário mínimo estadual", explicou. Ainda segundo ele, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba precisa de investimentos em equipamentos e funcionários: "Hoje temos um déficit de 1000 trabalhadores".
Diniz também solicitou recursos para estruturar o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) em Sorocaba, de forma que os pacientes não precisem mais se deslocar a São Paulo. Sobre os contratos do governo com as Organizações Sociais de Saúde (OSS), criticou: "O processo de terceirização da saúde já demonstrou que não funciona. O governo investe cada vez mais nas OSS e menos nos seus equipamentos e funcionários, e os serviços não estão sendo prestados a contento".
Infraestrutura
Carneiro Neto solicitou mais patrulhas e maquinário básico para manutenção das estradas rurais, além da construção de um viaduto no acesso a Itapetininga e melhorias e segurança nas duas entradas da cidade.
Darci Figueira dos Santos Júnior, presidente do Avante de Itapetininga, reivindicou o asfaltamento da estrada municipal Benedito Cardoso, no bairro de Capão Alto e o recapeamento da estrada vicinal que liga Angatuba ao distrito de Rechan.
Outros
Darci Júnior solicitou a instalação de um sistema eletrônico de segurança com câmeras na EE Modesto Tavares Lima, que atende à comunidade do Taboãozinho. "É uma região com tráfico de drogas constante, inclusive dentro da unidade escolar", justificou.
Além disso, indicou a construção de um prédio para a instalação de uma unidade policial no distrito de Alexandre e de um alojamento na unidade terapêutica Carvalho de Justiça, no município de Bofete.
Paulo Dias, representante do deputado Teonílio Barba (PT), sugeriu a criação de políticas urgentes de transferência de renda e de geração de emprego.
De acordo com Giriboni, as audiências do orçamento trazem retornos à população. O deputado citou a duplicação do trecho entre Itapetininga e Ourinhos da rodovia Raposo Tavares como um resultado desse trabalho - pois foi reivindicada em vários encontros anteriores e agora está em execução.
"Esse espaço é muito importante para conhecer as particularidades de cada região, O Estado de São Paulo tem uma heterogeneidade muito grande, há muita diferença na distribuição de recursos", disse Josué Pintor.
Para Carneiro Neto, "é uma pena ver que a população não compareceu. Temos aqui presenças de qualidade, mas a população tinha de participar mais, aproveitar mais a oportunidade."
Estiveram presentes o prefeito de Ribeirão Branco Mauro José Teixeira (PTB), o secretário de Finanças de Itapetininga Wagner de Souza e Eduardo Pires, representando o vereador de Itapetininga Eduardo Prando (PMDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações