Opinião - Envelhecer com respeito e dignidade
No começo deste mês o IBGE divulgou uma pesquisa que apontou um aumento expressivo na população de pessoas idosas no Brasil. Os dados indicam um percentual de 17% da nossa população, cerca de 25 milhões de cidadãos com ou acima de 61 anos de idade.
Em 2017 o órgão estimava a população brasileira em torno de 198 milhões de habitantes. Hoje este número já saltou para 207 milhões, representando um aumento de 4,2% entre os dois períodos. Entre 2012 e 2017 o grupo de pessoas na faixa dos 61 anos passou de 12,8% para 14,6%, revelando um crescimento gradativo e expressivo de idosos em nosso país.
Os fatores deste crescimento são muitos, principalmente o aumento do acesso a serviços de saúde e de saneamento básico. A expectativa é que, até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos.
Outro dado importante apontado na pesquisa é que 56% dos idosos brasileiros são mulheres, cerca de 16,9 milhões, enquanto que os homens idosos são 13,3 milhões. O IBGE revelou ainda que estas pessoas, da chamada terceira idade, estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir mais em lazer e retornando ao mercado de trabalho.
Tudo isso nos leva à uma reflexão profunda sobre o tema. O Brasil, que já foi décadas considerado um país extremamente jovem, vem acompanhando uma tendência que é mundial, da longevidade, com qualidade de vida.
As pessoas estão vivendo mais e melhor, e isso é um alento para todos nós. O avanço da medicina e da conscientização sobre o uso de programas de prevenção de saúde, têm levado a este cenário social tão positivo e promissor. A expectativa de vida, diz o IBGE, em 2055, será de 79 anos para homens e de 84 anos para as mulheres.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo temos direcionado o nosso trabalho também neste sentido, de criar políticas públicas que possam melhorar, cada vez mais, a vida dos nossos idosos. Um dos projetos que temos apoiado com ênfase é o da Vila Dignidade, que visa a construção de moradias em pequenas vilas, com áreas de convivência social para pessoas da terceira idade.
Envelhecer, fazer parte da "melhor idade", é uma benção concedida a muitas pessoas. E o respeito aos idosos, como exemplos de quem já passou por todas as fases da vida, que têm muito a nos ensinar, com o apoio das famílias, deve ser a tônica do nosso trabalho, sempre.
Célia Leão é deputada pelo PSDB
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações