Alesp sedia palestra sobre abuso do poder político e econômico




A Assembleia Legislativa sediou, nesta quarta feira (28/3), no auditório Teotônio Vilela, a palestra Abuso do poder: poder político e econômico e dos meios de comunicação social, dando sequência ao Ciclo de palestras Eleições 2018, aberto à população e organizado pelo ILP, em parceria com o ePúblika cursos.
Marcos Ramayana, procurador de Justiça do MP/RJ (Ministério Público do Rio de janeiro) e professor de direito eleitoral, abordou diversos pontos da Lei 9.504/97, conhecida como a Lei das Inelegibilidades e do Código Eleitoral, relacionada ao tema abuso do poder econômico e político e dos meios de comunicação.
Ramayana considera que a legislação precisa ser aprimorada para um rito único, específico e que as sanções possam ser graduadas de acordo com o grau do ilícito praticado. "Se tivéssemos um procedimento único sobre isso seria interessantíssimo. Quem sabe em uma próxima reforma da legislação", disse o procurador, citando exemplos, em que casos considerados de menor importância, retiraram a pessoa da disputa eleitoral, deixando-a inelegível por 8 anos. "Há casos em que a pessoa praticou abuso do poder econômico, teve as contas desaprovadas por usar recursos ilícitos para a campanha, acabou escapando e, em outro caso, fez cartazes e uma pequena boca de urna e foi punido", ressaltou.
Algumas novidades serão pioneiramente aplicadas nas eleições deste ano: as fakenews (notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras), o crowndfounding (financiamento feito através de vaquinhas, na internet) e os Fefcs (fundo especial de financiamento de campanhas).
Sobre as fakenews, o professor informou que o país tem previsão criminal sobre o delito. "Temos uma previsão criminal sobre isso e uma resolução para retirar o material que for considerado falso. Este será removido pela Justiça Eleitoral. Estamos cobertos, desde que se entre com ação até a diplomação; no caso destas eleições, será dia 19 de dezembro. Se for até a data do diploma, cabe uma ação para anular o mandato eletivo, porém, o prazo é muito curto", disse.
Mesmo com a ampliação do uso da internet na campanha eleitoral, o palestrante acredita que a maioria da população brasileira continua não tendo acesso. "Por este motivo, as campanhas continuarão sendo feitas com o uso de panfletos e cartazes e o cuidado para com a quantidade e as limitações dessas ferramentas, devem ser verificadas", finalizou Ramayana.
A mesa foi composta por Danilo Atala, procurador do município de Embu-Guaçú; Paulo Galizia, desembargador do TJ/SP; Karina Kufa e Amilton Kufa, do ePúblika, coordenadores das palestras.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações