Estudantes de Medicina da USP entram em greve
O deputado Doutor Ulysses presidiu interinamente a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que ouviu a presidente do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Maria Luiza Corullon.
A representante dos estudantes apelou aos deputados para que ajudem a encontrar uma solução para as dificuldades enfrentadas pelo Hospital Universitário (HU) e que prejudica o atendimento à população e a formação de futuros profissionais da área médica.
Diante da gravidade da situação e para chamar atenção para o problema, os estudantes de medicina da USP entraram em greve no último dia 13/11. Segundo a presidente do centro, o HU sofre um processo de desmonte e precarização que se agravou a partir de 2014. Isso acontece por meio de uma política de corte de gastos relacionados ao hospital, promovida pela reitoria da USP. A estudante destacou ainda que foram reduzidos os repasses financeiros, além de aprovados dois Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDVs) que levaram a uma perda de mais de 200 funcionários.
"O HU não consegue fechar escalas de plantão, não tem materiais suficientes e 25% dos leitos já não são mais utilizados. Essa situação culminou com a concreta ameaça de fechamento do PA da Pediatria no fim de novembro, o que evidencia o quão urgente é nossa mobilização", disse Corullon.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações