Vencedores do Concurso Wizo são anunciados



A Assembleia Legislativa sediou nesta segunda-feira (13/11) a premiação do Concurso de Pintura e Desenho WIZO 2017 que teve como tema "Brasil-Israel: Terra de Imigrantes". Foram inscritos cerca de mil trabalhos de alunos de 200 escolas da rede estadual paulista.
O concurso é uma parceria da secretaria de Educação do Estado com a Organização Feminina Wizo e procura estreitar os laços entre as culturas brasileira e israelense. Por meio da criação de um desenho, os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio exploraram a relação entre Brasil e Israel, mostrando suas semelhanças e diversidades.
No evento foram conhecidos os vencedores do concurso. A estudante do oitavo ano Karelly Ticona Mamani recebeu o 1º Prêmio Júri Oficial. "Minha ideia surgiu na aula de geografia, eu tinha um trabalho para fazer sobre imigração no Brasil, aí juntei com a apostila sobre imigração de Israel e tive essa ideia. Foi uma surpresa ganhar o primeiro lugar, pensei que fosse um sonho.", contou emocionada.
O presidente Wizo São Paulo Nava Shalev Politi lembra que o concurso já tem 29 anos. "Em cada ano trabalhamos um tema diferente, com escolas diferentes participando. A cada edição fica mais difícil de escolher qual o desenho mais bonito. Se a gente pudesse, todos mereciam um prêmio, porque os desenhos desses jovens são de tirar o chapéu."
Para o secretário de Educação José Renato Nalini, o concurso estimula os talentos artísticos das crianças e, ao mesmo tempo, as educa por meio da arte. "É muito importante que o alunado, principalmente da rede pública, tenha consciência de que o ser humano não tem nenhuma diferença com nenhum outro ser humano. Este concurso mostra o exemplo do povo de Israel, que sempre batalhou para ocupar um espaço de terra que historicamente é seu; uma população que sofreu e que foi vitima de uma grande vergonha humanitária e não faz tantos anos."
A premiação contou com o apoio do Conscre, o Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras. "É um trabalho muito bonito, e acho que outras comunidades deveriam estar também promovendo esse tipo de evento, porque cultura é tudo. Através da pintura, do desenho, você vai descobrir os seus sentimentos, então se em todas as escolas fosse desenvolvido isso, o Brasil seria outro. São mais de cinco mil escolas convidadas a participar desse evento", disse a presidente do Conscre Teruko Araki Kamitsuji.
Premiação
Todas as escolas inscritas receberam certificados de participação. O desenho ou pintura do aluno vencedor, escolhido pelo Júri Oficial, e o professor que orientou o trabalho foram contemplados com viagem à Brasília. O aluno recebeu também um aparelho eletrônico e 1 kit de pintura.
Confira os vencedores do concurso
1º Prêmio Júri Oficial: Karelly Ticona Mamami - 14 anos e Professor Alessandro Roberto de Carvalho - E. E. Prefeito Antônio Zanaga " Americana (São Paulo)
2º Prêmio Júri Oficial: Luiz Gustavo Cinatri - 14 anos e Professora Luciana Helena Pascon Forti - E. E. Professor Jorge Calil Assad Sallum - Santa Bárbara D"oeste (São Paulo)
3º Prêmio Júri Oficial: Giovanna Del Buono Trama - 15 anos e Professora Ana Laura Comin - E. E. Coronel Arthur Pires - Luiz Antônio (São Paulo)
Prêmio Júri Aberto: Isabelly de Freitas Lessa - 14 anos e Professores Graci Aparecida Fagundes e Sebastião Donizete Moreira - E. E. Professora Paulina Rosa " Hortolândia (São Paulo)
Prêmio Menção Honrosa: Ester Lopes de Souza - 18 anos e Professor Carlos Eduardo Ap. Soares - E. E. Ângela Maria da Paixão Costa - Mogi Guaçu (São Paulo)
Prêmio Menção Honrosa: Wesley Aparecido Freitas - 17 anos e Professora Sueli Maria da Silva Sanchez - E. E. Professor Sansara Singh Filho " Ouroeste (São Paulo)
Prêmio EJA (Educação de Jovens e Adultos): Cleiton Varela de Lima - 31 anos e Professora Andrezza Zanco Mantovani - E. E. Doutor Pércio Gomes Gonzales - Flórida Paulista (São Paulo)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações