Região de Sorocaba tem índice em Educação superior à média do Estado

O IPRS, reconhecido pela ONU, é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
27/10/2017 19:16 | Da Redação - Foto: Rogério Teixeira

Compartilhar:

Apresentação do IPRS da Região Administrativa de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do IPRS da Região Administrativa de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211618.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do IPRS da Região Administrativa de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211644.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Giriboni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211645.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A maioria dos municípios da Região Administrativa de Sorocaba teve indicadores de escolaridade superiores à média do Estado de São Paulo, com destaque para os municípios de Araçariguama, Alambari, Ibiúna e Quadra, que registraram maior crescimento. O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) foi divulgado na tarde desta sexta-feira (27/10), na Câmara Municipal de Sorocaba. O estudo é reconhecido pela ONU e aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

"Esse índice é importante para que o gestor público, os vereadores e os legisladores possam fazer efetivamente políticas públicas que atendam aquilo a que mais precisam, e querem", afirmou o deputado Carlos Cezar (PSB).

Segundo o deputado Edson Giriboni (PV), os índices são bons, mas é preciso evoluir. "Temos que crescer mais, procurar atingir pelo menos a média do Estado de São Paulo. O IPRS é um instrumento importante, de gestão pública, de gerenciamento de recursos".

"É um instrumento importante e que dá um diagnóstico muito claro, quais são os segmentos que decresceram e cresceram. Isso vai facilitar a implementação de políticas públicas", afirmou a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB)

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), o objetivo é popularizar o IPRS. "O indicador está na sua 9º edição, foi lançado há 18 anos. A sua principal missão é ajudar o poder público a fazer o investimento de maneira correta, garantindo qualidade de vida para o povo paulista."

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida da população dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade.

O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em Sorocaba:

https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Sorocaba.pdf

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/?

alesp