Região Central tem bons indicadores em Educação
24/10/2017 15:24 | Da Redação - Foto: Rogério Teixeira







A Região Central do Estado registrou aumento nos indicadores que medem a escolaridade dos municípios, que estão acima da média estadual. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (24/10), na Câmara Municipal de Araraquara. As informações são do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), um indicador reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.
O deputado Roberto Massafera (PSDB) destacou a melhora da região em vários setores. "Em nove anos nós verificamos a evolução de cada indicador " longevidade, escolaridade e riqueza. E, ao mesmo tempo, foram apontadas as áreas em que não estamos muito bem. O índice auxilia no alcance das nossas deficiências", declarou.
A deputada Márcia Lia (PT) também elogiou o desempenho das cidades. "É uma satisfação observar que a nossa região tem índices superiores à média do Estado. Os dados são extremamente importantes para pautar a elaboração de políticas públicas. No evento, inclusive, fizemos uma sugestão para que no próximo índice se possa mensurar os números que medem a saúde dos municípios."
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), o IPRS vai auxiliar os gestores das cidades com indicadores mais baixos a rever os investimentos. "As duas principais cidades da região Central - Araraquara e São Carlos - tiveram ações muito positivas. Isso acaba influenciando os demais municípios para que busquem melhorar os seus índices. Vamos aguardar para que os prefeitos tomem conhecimento dos dados e os utilizem para melhorar a qualidade de vida do povo da região".
Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)
O IPRS monitora a evolução das condições de vida da população dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade. O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.
Confira o IPRS 2016 em Araraquara: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Araraquara.pdf
Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações