Transporte público é tema de reunião na Assembleia




Os deputados estaduais ouviram, nesta terça-feira (3/10), o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, que apresentou contas da gestão à Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais. Além de Pelissioni, prestaram esclarecimentos os presidentes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães Gonçalves, do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, e das Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes. Eles expuseram dados gerais das companhias e apontaram expectativas para entrega de obras atrasadas e em andamento.
O deputado Coronel Telhada (PSDB) afirmou que as linhas metroviárias de São Paulo possuem melhores padrões que algumas estrangeiras. "As críticas são normais, há muito a ser feito, mas manter um serviço como o oferecido em São Paulo não é fácil", afirmou.
Para o deputado Ênio Tatto (PT), os serviços não satisfazem as necessidades da população: "o Metrô, a EMTU e a CPTM são responsáveis todos os dias por notícias de transtornos causados à população".
De acordo com pesquisa da APNTrilhos de 2014 e 2015, o transporte sobre trilhos (metrô e trem) recebeu 9,8 milhões de passageiros por dia. O sistema conta com 12 linhas e 163 estações, distribuídas por 22 municípios. Já a EMTU possui 113,7 quilômetros de corredores de ônibus e atende a 2,2 milhões de passageiros por dia. Os transportes metropolitanos cobrem cinco regiões metropolitanas, correspondendo a 78% do PIB estadual e a 32% do nacional.
"O transporte metropolitano de São Paulo gera cerca de 11 mil empregos. Quase R$ 3 milhões já foram investidos no setor e resta uma verba de R$ 2,6 milhões a ser utilizada até o final de 2017", disse o secretário Pelissioni.
Empresas de transporte
De acordo com os dados apresentados por Paulo Figueiredo, de 2012 a 2016 houve um aumento de 1,17% na quantidade de passageiros transportados pelo Metrô, enquanto o número de pagantes reduziu 12,64% por conta dos benefícios de gratuidade.
As conclusões das linhas Verde, Azul e Vermelha estão previstas, respectivamente, para 2019, 2020 e 2021. O objetivo, segundo Figueiredo, é reduzir o intervalo entre os trens, o tempo de viagem e a energia consumida por eles. A expansão dos serviços de wi-fi e fibra ótica nas estações do Metrô está prevista nos investimentos da companhia.
De acordo com o presidente da CPTM, Paulo Gonçalves, os trens da companhia transportam 2,9 milhões de passageiros por dia. 78% dos usuários têm entre 18 e 44 anos, 53% são mulheres e 67% utilizam o transporte para se locomover até o trabalho. "Os balancetes mensais até agosto de 2017 apontam que foram investidos R$ 5 bilhões na CPTM nos últimos 5 anos", afirmou.
O deputado José Américo (PT) falou sobre as constantes falhas nos serviços da CPTM e afirmou que oficializou um pedido de informações à empresa que ainda não foi respondido. Pelissioni afirmou que o pedido do deputado só chegou à instituição há 20 dias, e que, portanto, ainda há dez dias para responder.
Reclamações sobre a estação Francisco Morato da linha 7-Rubi foram apresentadas por diversos parlamentares. Apesar de a linha transportar 450 mil usuários por dia, a estação atua desde 2010 com estrutura provisória e sem prazo para conclusão.
Os transportes da EMTU atendem a 5 regiões metropolitanas de São Paulo com 938 linhas e serviços, realizando em torno de 55 mil viagens por dia. "A previsão é que até novembro sejam entregues mais de 5,6 quilômetros de faixas exclusivas para complementar a extensão da EMTU", afirma o presidente da empresa, Joaquim Lopes.
O deputado Márcio Camargo (PSC) pediu um posicionamento da empresa sobre a rodovia Raposo Tavares: "a região da Raposo tem em torno de 2,5 milhões de habitantes, mas é a rodovia mais esquecida do Estado. É preciso realizar estudos para ampliar a atuação do transporte coletivo para lá". O secretário e os presidentes das companhias afirmaram que a questão de rodovias deve ser trabalhada com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
Estiveram presentes, além dos citados, os deputados Alencar Santana, Carlos Neder, Luiz Turco e José Zico Prado (os quatro do PT), Cássio Navarro (PMDB), Celino Cardoso, Hélio Nishimoto e Pedro Tobias (os três do PSDB), Davi Zaia (PPS), Edmir Chedid (DEM), Junior Aprillanti (PSB) e Paulo Correa Jr (PEN).
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