Alesp comemora o dia do Cônsul
A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (4/9) sessão solene em comemoração ao Dia do Cônsul. A data é celebrada anualmente em 6 de agosto e foi instituída pela Lei 9339/1996.
O evento foi proposto pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris (PSDB). "O mundo está cada vez mais globalizado e a internet fez com que os países se comunicassem mais, tanto nas relações comerciais quanto nas humanas. O papel do cônsul é fundamental para fortalecer essas conversas bilaterais. Ainda mais em um Estado como São Paulo, onde há uma enorme gama de culturas e etnias."
A cônsul-geral honorária da República de Malta, Fiorela Baggio, representou a Associação dos Cônsules no Brasil. "Entendo nosso trabalho diário como um verdadeiro sacerdócio cívico, cultural e humanitário. Somos nós que iniciamos o estreitamento de relações entre os países", afirmou.
Para Guilherme de Karam Curi, cônsul honorário do Gabão, o trabalho exercido pelos cônsules engloba uma série de atividades. "Representamos nosso país em terras estrangeiras, concedemos vistos, consularizamos documentos, liberamos navios, oficializamos casamentos, somos agentes facilitadores para intercâmbios culturais", explicou.
O Estado de São Paulo conta com 106 representações consulares, sendo 45 de cônsules estrangeiros ou de carreiras e 71 de cônsules honorários. "Somos a segunda maior metrópole do mundo em número de representação consular", concluiu Karam.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações