Frente parlamentar debate financiamento de hospitais universitários
24/05/2017 15:14 | Da redação - Foto: Roberto Navarro
As dificuldades financeiras enfrentadas pelas universidades públicas no país e a formação médica nos hospitais universitários foram objetos de debate durante evento nesta quarta-feira, 24/5, na Assembleia Legislativa. A discussão foi realizada na Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo, sob a coordenação do deputado Carlos Neder (PT).
Representantes de universidades federais e estaduais expuseram a situação econômica de seus hospitais e o modelo de financiamento que os mantém. Além disso, externaram a preocupação com a redução do orçamento, que chega, em alguns casos, a 40%. A consequência seria, segundo os presentes, a restrição dos atendimentos no pronto atendimento e nas internações.
Carlos Neder relatou visita feita pela comissão de Saúde da Assembleia ao Hospital São Paulo, com o intuito de conhecer as mazelas pelas quais passa a instituição e propor soluções. Jeane Liliane Marlene Michel, docente da Universidade de São Paulo e ex-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fez um relato da criação desta entidade, cujo objetivo é cuidar do ensino nos hospitais, aprimorando a gestão com o aval dos órgãos de controle. A professora destacou o caso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela afirma que o hospital passa por problemas de financiamento porque é categorizado como filantrópico, o que faz com que o governo trate a questão do ponto de vista estritamente jurídico. "A saída tem de ser política, com prazo e metas para solucionar o problema, sob pena de prejudicar pacientes e alunos", ressaltou.
Gabriela Brelaz, Marcelo Santos e Rimarcs Ferreira, também da Unifesp, ressaltaram as consequências da escassez de recursos. Atualmente, o número de atendimentos no local caiu de 36 mil/mês para 10 mil/mês no pronto-atendimento, com restrição significativa das internações eletivas.
Uma moção de solidariedade será encaminhada pelo deputado Neder, que também coordenará uma força tarefa para solicitar audiência nos ministérios da Saúde e da Educação, além das secretarias de Estado. Documentos entregues pelos representantes da Unifesp embasarão o conteúdo da moção.
As universidades estaduais também entraram na pauta de discussões. Representantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentaram os problemas pelos quais passam o financiamento das respectivas instituições.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações