Parlamento paulista comemora os 185 anos da Polícia Militar
09/12/2016 19:03 | Da Redação: Fotos: Roberto Navarro















A Polícia Militar foi homenageada nesta sexta-feira, 9/12, na Assembleia Legislativa pela passagem de seus 185 anos. Proponente da iniciativa e presidente da solenidade, o deputado Coronel Telhada (PSDB) ressaltou a importância da Corporação dentro do Parlamento paulista
"É uma satisfação recebê-los. A Polícia Militar faz parte desta Casa de Leis, todos os projetos relativos à PM que entram aqui, são bem recebidos pelos deputados, por isso, a participação de nossa categoria é importantíssima na política. Neste momento, temos que nos manter unidos, pois temos uma luta muito grande. Uma das poucas vantagens que temos, como militares, é a aposentadoria diferenciada, justamente pela vida diferenciada que levamos. Somos um dos poucos serviços que mantém este país em pé", declarou Telhada.
Os deputados Coronel Camilo (PSD) - ex-comandante geral da Polícia Militar - e o deputado Delegado Olim (PP) também participaram da solenidade, que contou ainda com a presença do atual comandante geral, coronel Ricardo Gambaroni; e do secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública do Estado, SérgioTurra Sobrane;
Índice de criminalidade em São Paulo
Gambaroni agradeceu aos deputados presentes pela homenagem e pelo apoio na defesa dos direitos das polícias dentro da Assembleia Legislativa. O comandante declarou que é motivo de orgulho o fato de o Estado de São Paulo ter os menores indicadores de criminalidade do Brasil e índices de 8.17 homicídios por grupo de 100 mil habitantes/ano, quase um quinto da média nacional. Porém, se forem levados em conta todos os policiais, da ativa, de folga e em serviço esse número subiria para 35 homicídios por grupo de 100 mil habitantes/ano. "O preço que pagamos é esse. Obviamente, nunca teremos os indicadores, dentro da nossa profissão, menores do que o da população, pois somos o escudo que defende a sociedade, essa é a nossa missão e o nosso risco", destacou.
Durante a solenidade, lembrou-se que a Polícia Militar estadual iniciou com um contingente de 130 homens e atualmente é uma Corporação com quase 95 mil integrantes, e tem como objetivo preservar a ordem e a segurança pública. Ao observar que a reforma da previdência em discussão no país, Sergio Turra destacou a importância de retomar a definição do significado da palavra igualdade. Segundo ele, o que deve ser levado em conta, para que a instituição da polícia tenha igualdade em relação às demais é a sua missão dentro do país e do Estado de São Paulo. "O papel das policias é importantíssimo na sociedade, que não pode sobreviver sem a existência da ordem e nenhuma das carreiras públicas coloca a vida de seu agente público em defesa da sociedade como a PM. Isso desestimulará o ingresso de jovens na carreira", finalizou Turra.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações