Programa da TV Alesp entrevistou autoridades e especialistas em assuntos de relevância nacional

Damásio Evangelista de Jesus e Fernando Capez
25/07/2016 17:00 | Da Redação Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Damásio de Jesus e Fernando Capez no programa Discussão Nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O programa Discussão Nacional, que apresenta entrevistas do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, junto a personalidades de destaque nacional, recebeu diversas autoridades e especialistas em assuntos de relevância política no primeiro semestre de 2016.

O tributarista Ives Gandra Martins participou do programa do dia 19/2. Na ocasião, o jurista apontou a burocracia, o excesso de funcionários não concursados pela União e a corrupção como fatores pela alta taxa tributária no Brasil. Para o entrevistado, a guerra fiscal permanente nos Estados deve-se também à burocracia e às altas cargas tributárias. Fernando Capez resumiu o sistema tributário do país como "confuso, complexo e complicado".

Em abril, Capez recebeu a visita do advogado Marco Antônio Araújo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e coordenador do curso de pós-graduação em direito do consumidor da faculdade Damásio Educacional. Além da gravação, o encontro teve a finalidade de estabelecer parceria entre a faculdade e TV Alesp para a transmissão de videoaulas de direito.

Durante a entrevista, o especialista acentuou o avanço do ensino a distância, método que ajudou muitos estudantes a terem mais acesso a informação de qualidade

Outro jurista entrevistado por Capez foi o professor Damásio de Jesus, que contou sobre sua infância, no interior de Marília. Sua coragem e determinação que o levaram a se formar em direito, se especializar como penalista e a fundar o Complexo Jurídico Damásio de Jesus, além de escrever mais de 20 livros.

Capez lembrou que Damásio "é um dos maiores nomes do Direito Penal há mais de 40 anos" e que foi pioneiro não só do curso preparatório responsável pela formação de juízes e promotores de todo o país, mas da teoria da culpabilidade, segundo a qual o crime é um fato típico e antijurídico, mas não é culpável, como preconizavam os autores que o antecederam. Damásio disse não saber de onde extrai a força, mas que se vê obrigado a se comportar no "médio", ou seja, com a calma e educação do pai, sempre falando baixo, e a energia da mãe, disciplinadora.

Entre os entrevistados de Capez estiveram os juristas Flávio Gomes, Miguel Reale, Dalmo Dallari e Eros Grau, o ex-ministro da Fazenda Luis Carlos Bresser, o economista Delfim Neto, o deputado Eduardo Cunha, o senador José Serra, o presidente nacional do PT, Rui Falcão e o jornalista Gaudêncio Torquato. Em 2015, também foram entrevistados o então ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o governador Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello.

alesp