Reorganização velada das escolas estaduais
Em reunião da Comissão de Educação, com a presença do secretário de Educação do Estado, José Renato Nalini, no dia 28/6, a deputada Márcia Lia (PT) questionou a reorganização velada das escolas da rede paulista. Segundo ela, há notícias de que salas de aula estariam sendo fechadas na capital e no interior.
Segundo a parlamentar, em 2015 o Estado viveu uma grande mobilização de estudantes e professores contra a chamada reorganização do ensino em ciclos. Após centenas de escolas ocupadas por jovens e um forte desgaste político, o governador Geraldo Alckmin voltou atrás na sua proposta. Com o projeto, 94 escolas e mais de três mil salas de aula seriam lacradas, provocando um grande impacto na comunidade escolar.
"Porém, há notícias de que não houve a reorganização nos moldes planejados, mas tem acontecido de forma velada com o fechamento de salas. Tenho informação que o Ministério Público estaria contestando essa nova forma de reorganização", questionou Márcia Lia. O secretário garantiu não haver nem reorganização velada. No entanto, apresentou números sobre o "excesso" de vagas ociosas na rede estadual de ensino. Disse que em Araraquara, há 6.484 vagas e no Estado, o número de vagas não ocupadas chega a 600 mil. Os dados se contrapõem a vários outros como do IBGE e demais pesquisas que identificam cerca de 250 mil jovens fora da escola.
marcialia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações