Plenário da Assembleia Legislativa aprova projetos na área do meio ambiente
07/06/2016 22:36 | Da Redação: Keiko Bailone e Joel Melo Fotos: Bruna Sampaio e Vera Massaro








O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 7/6, emenda aglutinativa substitutiva ao PL 249/2013, do governador, que concede o uso de parques estaduais a terceiros. Apresentada no último dia 1º/6, pelo líder do governo Cauê Macris (PSDB), a emenda foi aprovada por 63 votos favoráveis. Dezessete deputados do PT, PSOL e PCdoB votaram contra.
A justificativa constante na emenda foi a de que o PL original datava de 2013 e, desde então, algumas diretrizes que norteavam sua elaboração haviam sido alteradas. Além disso, em sua tramitação, o PL recebeu 11 emendas de pauta e uma emenda da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Deputados favoráveis à aprovação argumentaram que a concessão não significa privatização e que os interessados terão que atender a algumas exigências como a de comprovação de capital social integralizado equivalente a, no mínimo, 10% do valor estimado do contrato e de experiência nacional ou internacional na gestão de áreas protegidas. Os deputados da oposição, por sua vez, argumentaram contra o aumento no número de parques estaduais listados para concessão - de quatro no projeto original para 25 - e pela necessidade de atenção à especificidade de cada parque.
Os parques estaduais concedidos à exploração de serviços ou uso, total ou parcial, são: Campos do Jordão, Cantareira, Intervales, Turísticos do Alto Ribeira, Caverna do Diabo, Serra do Mar (Núcleo Santa Virgínia), Serra do Mar (Núcleo São Paulo), Jaraguá, Carlos Botelho, Morro do Diabo, Ilha do Cardoso, Ilha Bela, Alberto Loefgren, Caminho do Mar, Estação Experimental de Itirapina e as Florestas Estaduais de Águas de Santa Bárbara, Angatuba, Batatais, Cajuru, Pederneiras e Piraju.
A emenda aglutinativa substitutiva aprovada especifica como objetivos da lei permitir, criar e favorecer condições à exploração do potencial ecoturístico, dos produtos florestais, madeireiros e não madeireiros das áreas. Além disso, cita, em outros artigos, a promoção para que a diversidade biológica e os recursos genéticos sejam conservados e que as espécies ameaçadas de extinção sejam protegidas. Segundo ainda a nova proposta aprovada, a exploração, única e exclusiva, de áreas de uso público ou experimentação ou de manejo sustentável, tem de passar pela oitiva do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), com prévia realização de audiência pública. A emenda ainda obriga a concessionária a adotar medidas que impeçam a alimentação de animais pelos usuários e veda a concessão de atividades que impliquem exercício do poder de polícia ou coloquem em risco a integridade dos ecossistemas.
As comunidades que habitam esses parques também foram citadas em artigos. A emenda especifica que as concessionárias devem favorecer as condições de desenvolvimento social e econômico das populações tradicionais e das comunidades existentes no interior e no entorno das áreas concedidas. Da mesma forma, deve haver a valorização e utilização da mão de obra e dos produtos locais e regionais.
Preservação ambiental
No mesmo dia, foi aprovado substitutivo ao PL 395/2016, de autoria dos deputados Paulo Correa Jr. (PEN), Caio França (PSB) e Wellington Moura (PRB), que cria o Programa Estadual de Preservação Ambiental da Zona Portuária do Estado de São Paulo. O programa tem por objetivo a conscientização ambiental da população residente no municípios da área de influência direta dos Portos de Santos e São Sebastião. Para isso, serão fornecidas informações sobre os impactos socioambientais das atividades portuárias e o ambiente marinho e costeiro, bem como estratégias para a prevenção acidentes e preservação da saúde pública.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações