Comissão de Transportes ouve representantes de empresa de pedágio automático
16/03/2016 19:47 | Da Redação: Foto: Bruna Sampaio








Nesta terça-feira, 15/3, a Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) ouviu representantes da empresa DBTrans Administradora de Meios de Pagamento, que haviam sido convocados para prestar esclarecimentos sobre sua participação em processo de fornecimento de TAGs para os veículos com acesso ao estacionamento do Palácio 9 de Julho.
No entendimento do deputado Edmir Chedid (DEM), pode ter havido superfaturamento dos valores relativos à prestação do serviço em proposta apresentada ao Departamento de Serviços Gerais da Assembleia. Contra-argumentando, Paulo Bonafina, diretor presidente da empresa, afirmou aos deputados que o valor da proposta incluía mão de obra que ficaria à disposição da Casa por 15 dias; custos para o atendimento das exigências feitas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) no fornecimento de TAGs isentas, e a inclusão do custo de substituição ao longo de dois anos.
A argumentação foi contestada pelos deputados. Segundo Luiz Fernando (PT), o preço apresentado pela DBTrans, três vezes maior do que a cotação feita junto à própria empresa, não pode ser justificado pelos itens mencionados por Bonafina. Para o deputado, há sinais de que houve tentativa de cartelização. Essa opinião foi compartilhada por outros parlamentares.
Pedágio automático
Os deputados também apontaram a necessidade de uma investigação sobre os riscos do serviço de pedágio automático para os usuários. José Zico Prado (PT) e Roberto Morais (PPS) relataram acidentes ocorridos em várias praças de pedágio no Estado.
Para Chedid, é preciso discutir também a relação das concessionárias das rodovias paulistas e o motivo para empresas prestadoras de serviço de pagamento eletrônico de pedágios atuarem mediante simples autorização.
O presidente da comissão, Orlando Morando (PSDB), anunciou que o diretor-geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho, está convidado para vir à CTC no próximo dia 29/3, e na oportunidade as questões levantadas pelos deputados serão retomadas para esclarecimento. O deputado também solicitou a Paulo Bonafina que informe à comissão, antes do dia 29, se a empresa mantém contrato com algum órgão do governo do Estado.
Além do diretor-presidente da DBTrans, também representaram a empresa o gerente-geral Márcio Athayde e a advogada Denise Nunes Garcia.
Pauta
Quanto aos itens constantes da pauta da comissão na reunião desta terça, os deputados aprovaram, em deliberação conclusiva, a Moção 1/2016, de autoria de Luiz Fernando, no sentido do cumprimento de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trata de credenciais para estacionamento em vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência ou dificuldade de locomoção, e a Moção 8/2016, que aplaude a direção do Diário do Grande ABC, apresentada por Orlando Morando. Também foi aprovado requerimento do deputado Chico Sardelli (PV), que convoca Marcelo Alves Ribeiro, responsável pelo transporte escolar na Secretaria de Educação, e o chefe da Comissão de Licitação da mesma pasta.
A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Além dos parlamentares mencionados também participaram da reunião Roberto Engler (PSDB), Rogério Nogueira (DEM) e Chico Sardelli (PV).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações