CFOP aprova programa que orienta sobre uso incorreto de smartphones
02/03/2016 19:49 | Da Redação Fotos: Bruna Sampaio








A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, reunida nesta quarta-feira, 2/3, apreciou pauta com 35 proposições. Entre os projetos que tiveram pareceres favoráveis aprovados estavam o PL 1237/2015, de Milton Vieira (PSD), que cria o Programa de Prevenção e Orientação sobre os Riscos Causados à Coluna pelo Uso Incorreto de Smartphones e Tablets.
Pela proposta, o programa deve ser colocado em prática por meio de parcerias com as prefeituras para efetivar sua aplicação em cada município do Estado. A Secretaria de Estado da Saúde deverá promover seminários e palestras para a prevenção e orientação sobre os danos causados à coluna cervical pelo uso prolongado e incorreto de smartphones e tablets.
Na justificativa da proposta, argumenta-se que o ato de abaixar a cabeça para verificar o smartphone ou tablet durante longos períodos causa pressão na coluna cervical que pode levar a danos permanentes. Estudos recentes divulgados pelo Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York e publicados pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos criaram o termo "text neck" ou anteriorização de cabeça, que se refere à inclinação na coluna causada pelo uso dos aparelhos eletrônicos.
Por conta do peso da cabeça, em média 6kg em adultos, quanto maior a inclinação, maior a pressão. Dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode exercer sobre sua coluna cervical peso equivalente a 27,2kg. "Essa pressão anômala suportada pela coluna, quando do uso de smartphones e tablets, pode levar a desgaste, ruptura e atrofia precoces tão graves, que somente podem ser corrigidos ou amenizados através de intervenções cirúrgicas, concluiu a pesquisa norteamericana."
Uso de combustíveis
Os integrantes da comissão, presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), também deliberaram a favor de projetos que tratam de isenções na área de transporte. O PL 421/2013, da deputada Beth Sahão (PT), autoriza o Poder Executivo a conceder isenção do ICMS incidente sobre o óleo diesel usado pelos ônibus dos sistemas de transporte coletivo urbano do Estado de São Paulo. Por outro lado, o PL 187/2015, apresentado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), autoriza a concessão de isenção do ICMS e do IPVA para veículos movidos a gás natural veicular - GNV combinado com outro combustível. Já o PL 293/2009, do deputado Pedro Tobias (PSDB), obriga as empresas que exploram o serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado a promover a substituição de suas frotas ou a adaptação dos motores de seus veículos para a utilização de etanol como combustível.
Duas proposições apreciadas tratam de direitos de pessoas com deficiência. O PL 351/2012, do deputado Aldo Demarchi (DEM), concede passe livre às pessoas com deficiência no sistema de transporte coletivo intermunicipal. E o PL 1.055/2015, de André Soares (DEM), considera pessoa com deficiência, para os fins de ingresso na reserva percentual de vagas para o provimento de cargos e empregos públicos, o indivíduo diagnosticado com audição unilateral.
Novas aglomerações urbanas
Dois projetos do deputado Mauro Bragato (PSDB), presidente da comissão, que tratam da criação de novas aglomerações urbanas, foram aprovados pela CFOP. O primeiro visa a criação da Aglomeração Urbana da Região de Presidente Prudente, com sede no município de Presidente Prudente (PLC 44/2015), e o outro, a criação da Aglomeração Urbana da Região de Tupã, com sede no município de Tupã (PLC 45/2015).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações