Texto-base da Campanha da Fraternidade 2016 é apresentado à Assembleia Legislativa
17/02/2016 18:32 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira



A Assembleia promoveu nesta terça-feira, 16/2, evento para apresentar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano - Casa Comum, Nossa Responsabilidade -, lançada em âmbito nacional em 10 de fevereiro último. O autor da iniciativa, deputado Afonso Lobato (PV), enfatizou a importância de o Poder Legislativo se envolver nessa discussão, já que "a falta de saneamento básico para pobres e excluídos decorre de ato irresponsável de governantes e sociedade como um todo". Disse que o tema "tem o mérito de envolver e organizar pessoas para evitar doenças como dengue e zika virus, decorrentes da falta de cuidado com o planeta e a natureza". Os deputados Orlando Bolçone e Ed Thomas, ambos do PSB, também participaram do evento.
A tradução de saneamento básico
A reverenda Carmen Kawano, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, uma das autoras do texto-base, lembrou que há dois anos, quando se iniciaram as discussões sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, havia dúvidas sobre como abordar um assunto tão complexo e abrangente como saneamento básico.
"Consultamos especialistas, instituições, pesquisadores e teólogos e fomos nos convencendo de que era um tema bom. Coincidentemente, o papa Francisco, na encíclica Laudato Si", fez apelo ao cuidado para com a "casa comum", ou seja, o meio ambiente, e, assim, soubemos que deveríamos apresentar mesmo este tema", relatou Kawano. Ela enfatizou que a melhor interpretação para o tema da Campanha da Fraternidade 2016 é a que prega a mensagem de que "todos podem beber da mesma fonte de água potável e ter o resíduos sólidos recolhidos de suas casas" " o lema bíblico é "quero ver o direito brotar com fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Amós 5.24).
4ª campanha da Igreja Ecumênica
A Campanha da Fraternidade 2016 é a quarta campanha da Igreja Ecumênica, sob a responsabilidade do Conic-Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, assumida por cinco igrejas-membros: Católica Apóstolica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha da Fraternidade 2016 a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular.
O presidente do Conic, bispo dom Flávio Irala, da Igreja Anglicana do Brasil, acentuou que neste ano a Campanha da Fraternidade tem dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor, entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. Mais um motivo, segundo ele, para que haja uma análise adequada sobre a questão do saneamento básico, "que tem sido negada aos pobres e marginalizados".
Dom Flávio Irala citou dados estatísticos que revelam a deficiência nesse setor, principalmente nas regiões norte e nordeste do país e nas periferias do Estado paulista e apelou para políticas públicas e atitudes responsáveis.
Na sequência, se manifestaram dom Fernando Legal, bispo emérito da Igreja de São Miguel Paulista, sobre "o desafio de viver o amor fraterno", e os deputados Orlando Bolçone e Ed Thomas. Bolçone rememorou tema da Campanha da Fraternidade de 2010, "Economia e vida: não se pode servir a dois senhores", para destacar que "a economia existe para estar a serviço da vida e do meio ambiente". Referiu-se também ao desafio do amor fraterno e comprometeu-se a divulgar a mensagem da Campanha da Fraternidade 2016.
Thomas destacou a estrofe do Hino da Campanha da Fraternidade 2016, que faz menção a esgoto, fumaça e lixo onde havia beleza, cores, sementes de remédio e flores, e confessou ser um "tapa na cara" para todos nós, principalmente para o segmento político. Disse que "administradores não gostam de [obras de] esgoto, que não aparecem", e preferem "viadutos ou pontes". Sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2016, defendeu a disciplina de Educação Ambiental já na grade curricular do ensino fundamental.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações