Texto-base da Campanha da Fraternidade 2016 é apresentado à Assembleia Legislativa

Objetivo do encontro foi o de engajar a Alesp na luta pelo direito a saneamento básico para todos
17/02/2016 18:32 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Ed Thomas, Orlando Bolçone, Dom Flavio Irala, Afonso Lobato, Dom Fernando Legal e Carmen Kawano  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dom Fernando Legal apela para o desafio do amor fraterno <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Dom Flavio Irala, presidente do Conic, lembra que esta é a 4ª campanha da Igreja Ecumênica <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia promoveu nesta terça-feira, 16/2, evento para apresentar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano - Casa Comum, Nossa Responsabilidade -, lançada em âmbito nacional em 10 de fevereiro último. O autor da iniciativa, deputado Afonso Lobato (PV), enfatizou a importância de o Poder Legislativo se envolver nessa discussão, já que "a falta de saneamento básico para pobres e excluídos decorre de ato irresponsável de governantes e sociedade como um todo". Disse que o tema "tem o mérito de envolver e organizar pessoas para evitar doenças como dengue e zika virus, decorrentes da falta de cuidado com o planeta e a natureza". Os deputados Orlando Bolçone e Ed Thomas, ambos do PSB, também participaram do evento.

A tradução de saneamento básico

A reverenda Carmen Kawano, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, uma das autoras do texto-base, lembrou que há dois anos, quando se iniciaram as discussões sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, havia dúvidas sobre como abordar um assunto tão complexo e abrangente como saneamento básico.

"Consultamos especialistas, instituições, pesquisadores e teólogos e fomos nos convencendo de que era um tema bom. Coincidentemente, o papa Francisco, na encíclica Laudato Si", fez apelo ao cuidado para com a "casa comum", ou seja, o meio ambiente, e, assim, soubemos que deveríamos apresentar mesmo este tema", relatou Kawano. Ela enfatizou que a melhor interpretação para o tema da Campanha da Fraternidade 2016 é a que prega a mensagem de que "todos podem beber da mesma fonte de água potável e ter o resíduos sólidos recolhidos de suas casas" " o lema bíblico é "quero ver o direito brotar com fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Amós 5.24).

4ª campanha da Igreja Ecumênica

A Campanha da Fraternidade 2016 é a quarta campanha da Igreja Ecumênica, sob a responsabilidade do Conic-Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, assumida por cinco igrejas-membros: Católica Apóstolica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha da Fraternidade 2016 a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular.

O presidente do Conic, bispo dom Flávio Irala, da Igreja Anglicana do Brasil, acentuou que neste ano a Campanha da Fraternidade tem dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor, entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. Mais um motivo, segundo ele, para que haja uma análise adequada sobre a questão do saneamento básico, "que tem sido negada aos pobres e marginalizados".

Dom Flávio Irala citou dados estatísticos que revelam a deficiência nesse setor, principalmente nas regiões norte e nordeste do país e nas periferias do Estado paulista e apelou para políticas públicas e atitudes responsáveis.

Na sequência, se manifestaram dom Fernando Legal, bispo emérito da Igreja de São Miguel Paulista, sobre "o desafio de viver o amor fraterno", e os deputados Orlando Bolçone e Ed Thomas. Bolçone rememorou tema da Campanha da Fraternidade de 2010, "Economia e vida: não se pode servir a dois senhores", para destacar que "a economia existe para estar a serviço da vida e do meio ambiente". Referiu-se também ao desafio do amor fraterno e comprometeu-se a divulgar a mensagem da Campanha da Fraternidade 2016.

Thomas destacou a estrofe do Hino da Campanha da Fraternidade 2016, que faz menção a esgoto, fumaça e lixo onde havia beleza, cores, sementes de remédio e flores, e confessou ser um "tapa na cara" para todos nós, principalmente para o segmento político. Disse que "administradores não gostam de [obras de] esgoto, que não aparecem", e preferem "viadutos ou pontes". Sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2016, defendeu a disciplina de Educação Ambiental já na grade curricular do ensino fundamental.

alesp