Assembleia relança Frente Parlamentar de Extensão Rural

Em 2015 foram lançadas na Assembleia Legislativa várias frentes parlamentares. Entre elas, foi relançada, no dia 30/6, a Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, sob a coordenação do deputado Davi Zaia (PPS), que ressaltou o potencial da agricultura familiar para o Estado.
A Extensão Rural, de acordo com a Lei 12.188/2010, é o serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.
A frente procura contribuir com o fortalecimento de uma extensão rural comprometida com o desenvolvimento rural sustentável e com a agricultura familiar, bem como para o aprimoramento da legislação referente a políticas públicas, com a participação das organizações da sociedade civil representativas dos agricultores familiares e dos profissionais extensionistas rurais.
"Vamos trabalhar para que a extensão rural seja uma prioridade em São Paulo. O sucesso deste setor, que emprega milhares de pessoas, se condiciona a uma efetiva rede de apoio, com pesquisas e inovações tecnológicas", declarou Zaia. O coordenador declarou que o objetivo principal da frente é estabelecer um fórum permanente de debates, com apresentação de proposições visando o aprimoramento das políticas públicas e o desenvolvimento rural sustentável.
Integrante da frente relançada, o deputado Barros Munhoz (PSDB), que já foi ministro da Agricultura, disse que, apesar de o Estado de São Paulo ser o que mais investe na agricultura, 80% dos municípios paulistas estão em condições precárias e que os pequenos produtores precisam de mais apoio. "Essa frente vai fortalecer a extensão rural. Não se pode esquecer que sem agro não tem negócio", concluiu.
Presente à cerimônia, o secretário Arnaldo Jardim disse que a frente será de muita valia na sua gestão à frente da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. "Nós queremos ter um trabalho interativo com o Parlamento, em especial com quem milita nessa área", declarou Jardim.
O deputado Welson Gasparini (PSDB) reforçou a importância do agronegócio para o país e afirmou que a frente será uma voz ativa dos agricultores no Parlamento. Já a deputada Márcia Lia (PT), invocando sua origem rural, disse que os deputados do interior conhecem bem a realidade vivida pelos pequenos agricultores. Para ela, a monocultura no Estado prejudica a extensão rural.
,b>Relatório do congresso paulista
Em outubro, a frente parlamentar reuniu-se com representantes de diversos órgãos e entidades ligadas ao setor. Abelardo Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), apresentou na ocasião o relatório do I Congresso Paulista de Extensão Rural - O Papel das Redes na Política de Extensão Rural, promovido entre os dias 22 a 24 de setembro, na cidade paulista de Agudos pela Apaer, com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp).
O contexto apresentado por Abelardo demonstra as dificuldades de diálogo e articulação política entre os órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal e o fraco controle social sobre as políticas públicas no setor. A redução no quadro de funcionários, tanto na esfera estadual quanto federal, e a necessidade de mudanças na recomposição de profissionais também foram abordados, entre várias outras demandas.
Dos dias 4 a 7 de dezembro do ano passado, a Frente Parlamentar de Extensão Rural promoveu uma exposição para comemorar o Dia do Extensionista Rural que retrata alguns trabalhos desenvolvidos por esses profissionais no Estado de São Paulo. A exposição foi coordenada pelo deputado Davi Zaia (PPS), em parceria com a Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer). Para o deputado, a iniciativa tem o objetivo de valorizar o extensionista e levar ao conhecimento do público importantes técnicas relacionadas à agricultura familiar. A exposição aconteceu no Espaço 5º Centenário, no andar monumental da Assembleia Legislativa.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações