Lançada na Assembleia Legislativa nova frente de enfrentamento a DST/HIV/Aids
11/11/2015 22:09 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro








Por iniciativa de Maria Lúcia Amary (PSDB), foi lançada nesta quarta-feira, 11/11, a Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/HIV/Aids. Esta é a terceira edição da frente que, em 2008, foi proposta e coordenada por Bruno Covas (PSDB) e, em 2011, relançada pelo deputado Fernando Capez (PSDB).
De acordo com a deputada, a frente dará continuidade ao trabalho já feito, de forma a contribuir para a conexão entre Legislativo, Executivo e movimentos sociais e ONGs, para o avanço das políticas públicas que visem prevenção, assistência, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV/Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida).
Compondo a mesa de lançamento, o deputado Ed Thomas (PSB) parabenizou Maria Lúcia Amary e as entidades presentes pelo trabalho de prevenção que, segundo ele, é o que mais importa.
Metas
O secretário de Saúde, David Uip, foi representado por Rosa de Alencar Souza, coordenadora-adjunta do Programa Estadual de DST/Aids. Ela falou da alegria de estar presente no lançamento dessa nova frente e salientou que, embora tenha havido muitos avanços no tratamento dessas doenças, ainda persiste sobre as pessoas portadoras de HIV/Aids um estigma que precisa ser eliminado. "A infecção é hoje uma doença crônica, e é preciso garantir que essas pessoas tenham condições de acesso ao acompanhamento necessário, que, pelo menos por enquanto, é para toda a vida", afirmou a médica.
Para ela, o grande compromisso e desafio atual é a meta 90-90-90 estabelecida pelo Brasil, perante a ONU. A meta consiste em ter, até 2020, 90% das pessoas com HIV diagnosticadas; deste grupo, 90% seguindo o tratamento; e, dentre as pessoas tratadas, 90% com carga viral indetectável.
Rodrigo Souza Pinheiro, presidente do Fórum de Ong/Aids do Estado de São Paulo, afirmou que a isenção de tarifas de transporte público para portadores de HIV/Aids é uma das mais importantes reivindicações da frente, desde a primeira edição coordenada pelo deputado Bruno Covas. "Precisamos de uma lei estadual para pressionar também os municípios, e sabemos que ela deve ser apresenta pelo Executivo", disse. Rodrigo Souza Pinheiro lembrou outra demanda levantada pelos movimentos, já quando Capez foi coordenador, que foi o não fechamento da Casa da Aids. "Não conseguimos impedir o fechamento da casa da Frei Caneca, mas conseguimos que o secretário David Uip reabrisse o serviço no bairro de Pinheiros.
O representante do Fórum de ONG/Aids também falou da necessidade de garantir a sobrevivência das ONGs, com repasses regulares de recursos.
A necessidade de uma gestão participativa dos serviços de atenção às DST foi lembrada por Celso Ricardo Monteiro, representando a Secretaria municipal de Saúde de São Paulo, que também pediu que os municípios atuem em parceria. A atuação local também foi destacada pelos prefeitos de Sarapuí e Cerquilho, presentes ao lançamento.
Sem dogmas
Segundo Paulo Jacomini, representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RNP+), o enfrentamento das DST/HIV/Aids é um trabalho para ser realizado por toda a sociedade, por isso, a política tem de ser laica, sem dogmas religiosos, nem empresarial. "E é preciso atingir os travestis, os usuários de crack, as populações encarceiradas, sem isso não vamos conter a epidemia de Aids", acrescentou.
Também compondo a mesa de lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/HIV/Aids, Roseli Tardelli ofereceu o apoio crítico da Agência de Notícias da Aids, da qual é diretora-executiva, e sugeriu à deputada Maria Lúcia Amary que leve ao governador Alckmin as demandas do segmento.
Além de grande número de ONGs, estiveram representados no evento 15 municípios, além da capital e as secretarias de Estado da Cultura e da Agricultura e Abastecimento.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações