Continuidade dos testes da fosfoetanolamina sintética
Rafael Silva (PDT), em pronunciamento realizado na tarde desta quinta-feira, 5/11, na Assembleia Legislativa, declarou que o governo do Estado deve se envolver diretamente na continuidade dos testes em seres humanos da fosfoetanolamina sintética, produzida por cientistas no campus da USP de São Carlos.
O parlamentar afirma que "há mais de 20 anos essa substância é produzida pela USP de São Carlos e tem obtido resultados positivos para vários pacientes".
O líder do PDT encaminhou ofício ao secretário da Saúde, David Uip, solicitando informações sobre a maneira como o Estado vem atendendo as liminares judiciais contra a USP, mas a resposta não veio de forma adequada.
Segundo Rafael Silva, no ofício da Secretaria da Saúde, de 27 de outubro, o médico David Uip indaga quem seriam as pessoas que foram beneficiadas com o uso da substância química, quem as relacionou e as contou, e ainda, como aferir a referida "melhora nos sintomas".
Para o deputado, "milhares e milhares de pessoas sonham com a possibilidade de receber esse medicamento, razão pela qual o governador do Estado não tem o direito de tirar a esperança dessas pessoas de lutarem contra o câncer".
Para Silva, "as autoridades precisam cumprir o que está previsto na Lei Federal 6.360/1976 em seu artigo 24 e posteriormente a Lei Federal 10.742/2003, onde determina que estejam isentos de registro os medicamentos novos, destinados exclusivamente a uso experimental, sob controle médico, podendo, inclusive, ser importados mediante expressa autorização do Ministério da Saúde".
rlsilva@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações