Instituto dos Advogados de São Paulo completa 140 anos e recebe homenagem
Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, foi realizada na noite de 19/10, sessão solene com o objetivo de comemorar os 140 anos do Instituto dos Advogados de São Paulo " IASP. Na abertura da solenidade, Capez disse que os 140 anos do instituto são marcados pela luta por democracia e pela limitação do poder estatal.
Para compor a mesa, Capez convidou o presidente do IASP, José Horácio Rezende Ribeiro, o decano dos presidentes do IASP, Ives Gandra Martins, o presidente da Comissão Nacional do Direito Ambiental, Carlos Sanseverino, o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, Fernando Pereira, e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
Primeiro a fazer uso da palavra, Faria de Sá elogiou as ações do IASP quanto às palestras que promove com juristas renomados, que passam aos colegas advogados instruções extremamente importantes. Em seguida, Carlos Sanseverino, representando a OAB-SP e a OAB nacional, falou que o IASP é o berço da OAB-São Paulo, e que o instituto se dedica ao estudo e à difusão do conhecimento jurídico. Lembrou que o IASP foi decisivo, ao lado da OAB, para a redemocratização do país. Também o jurista Ives Gandra Martins ocupou o microfone para fazer um pequeno histórico do IASP. Gandra Martins é ex-presidente da instituição, e ressaltou o papel do instituto como a casa do jurista. "A Ordem é a casa do advogado e o IASP, a casa do jurista", distinguiu, e contou que, desde a época em que Pedro 2º, já imperador do Brasil, mas ainda menino, por orientação dos juristas que o assessoravam e que sentiam a necessidade de um espaço para a discussão dos grandes temas na capital do Brasil " o Rio de Janeiro não possuía, então, uma faculdade de Direito -, criou o Instituto dos Advogados Brasileiros, na Casa de Montezuma, onde o imperador costumava comparecer para aprender um pouco de Direito. Gandra Martins atribuiu a demora em se criar um instituto com os mesmos objetivos em São Paulo, à presunção de que a faculdade de Direito já servia para esse propósito. Depois de criado o Instituto dos Advogados em São Paulo, ele se transformou no local em que se discutiam os temas importantes, porque aqui se reuniam os advogados de maior expressão nacional. O jurista ainda enalteceu a importância do reconhecimento da importância do IASP pela casa que representa o povo de São Paulo, a Assembleia Legislativa.
O ponto alto da solenidade foi o oferecimento de uma placa comemorativa aos 140 anos de existência do IASP pelo presidente da Assembleia, Fernando Capez, ao presidente do IASP, José Horácio Rezende Ribeiro, que, em seguida, ocupou a tribuna para agradecer.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações