Criada promotoria de combate à violência contra mulher
O Poder Executivo sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 22/2015, que cria a promotoria de combate a crimes contra a mulher. Instituído com a finalidade de atuar na prevenção e repressão da delinquência contra a comunidade feminina no âmbito doméstico e na fiscalização e acompanhamento das políticas públicas relativas ao tema.
O 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), informou que o PLC foi elaborado com base em dados da Procuradoria-Geral de Justiça, que comprovam o aumento do número de casos de violência contra a mulher. "Entre 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, sendo que 31% delas conviviam com o agressor", comentou.
O parlamentar disse ainda que o PLC é de iniciativa do procurador-geral de justiça, Márcio Elias Rosa, e altera a Lei Orgânica do Ministério Público. Ela foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 25 de junho. Na prática, trata-se da transformação em Promotoria do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid).
"A partir de agora, as mulheres que vivem no Estado terão mais um recurso contra a violência doméstica. Infelizmente, ainda registramos um número grande de violência cometida contra a comunidade feminina dentro de casa. Por isso, acredito que essa medida, que recebeu apoio da Assembleia Legislativa, seja importante por trazer mais eficácia para a solução desses casos."
echedid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações