População masculina poderá receber vacina contra o HPV

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderão oferecer gratuitamente à população masculina entre nove e 45 anos de idade a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano). Esta é a proposta do Projeto de Lei 669/15, do deputado Edmir Chedid (DEM), que está em análise na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp).
20/07/2015 12:26

Compartilhar:

Estudos apontam que a doença, geralmente associada às mulheres, também acomete os homens, podendo provocar câncer.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-07-2015/fg172983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


A ideia é que o Estado forneça, gratuitamente e de forma permanente, a vacina quadrivalente contra HPV nas unidades públicas de saúde, independente de prescrição médica. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde deverá, de acordo com o Projeto de Lei, realizar campanhas anuais de vacinação da população masculina contra a doença.

O parlamentar afirmou que a Secretaria também poderá realizar, caso o PL seja aprovado, campanhas de esclarecimento à população sobre a incidência do HPV em pessoas do sexo masculino, bem como as formas de transmissão e prevenção, com divulgação no Estado. Segundo o PL, estudos recentes apontam que a doença, geralmente associada às mulheres (esta doença é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero), também acomete os homens, podendo provocar câncer. Especialistas, no entanto, acreditam que o número menor de registros entre homens se deve a baixa procura por serviços de saúde por preconceito.

Voltar
alesp