Frente de apoio à extensão rural é relançada na Assembleia Legislativa









Com discursos que ressaltaram a importância de mais apoio ao pequeno e médio agricultor, foi relançada nesta terça-feira, 30/6, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, que funcionará, nesta legislatura, sob a coordenação do deputado Davi Zaia (PPS), que ressaltou o potencial da agricultura familiar para o Estado.
"Vamos trabalhar para que a extensão rural seja uma prioridade em São Paulo. O sucesso deste setor - que emprega milhares de pessoas-, se condiciona a uma efetiva rede de apoio, com pesquisas e inovações tecnológicas", declarou Zaia. O coordenador declarou que o objetivo principal da frente é estabelecer um fórum permanente de debates, com apresentação de proposições visando o aprimoramento das políticas públicas e o desenvolvimento rural sustentável.
Integrante da frente relançada, o deputado Barros Munhoz (PSDB), que já foi ministro da Agricultura, disse que, apesar de o Estado de São Paulo ser o que mais investe na agricultura, 80% dos municípios paulistas estão em condições precárias e que os pequenos produtores precisam de mais apoio. "Essa frente vai fortalecer a extensão rural. Não se pode esquecer que sem agro não tem negócio", concluiu.
Presente à cerimônia, o secretário Arnaldo Jardim disse que a frente será de muita valia na sua gestão à frente da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. "Nós queremos ter um trabalho interativo com o Parlamento, em especial com quem milita nessa área", declarou Jardim, assinalando que os esforços do governo devem ser destinados prioritariamente aos pequenos e médios agricultores. O secretário afirmou que a produção agrícola não deve ser encarada como adversária das questões ambientais. "Uma não se opõe a outra", concluiu.
Em discurso, o deputado Welson Gasparini (PSDB) reforçou a importância do agronegócio para o país e afirmou que a frente será uma voz ativa dos agricultores no Parlamento. Já a deputada Márcia Lia (PT), invocando sua origem rural, disse que os deputados do interior conhecem bem a realidade vivida pelos pequenos agricultores. Para ela, a monocultura no Estado prejudica a extensão rural.
Marco Pilla, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), entidade responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo, disse que há uma preocupação com a melhoria de vida dos agricultores. "O Itesp se preocupa com a saúde e a educação da família do agricultor", observou Pilla. Ele explicou que a fundação busca atuar de modo social e presta assistência técnica a mais de 10 mil famílias distribuídas em assentamentos rurais em todo o Estado. A maioria se localiza na região do Pontal do Paranapanema.
A Associação Paulista de Extensão Rural, (Apaer), representada por seu presidente, Abelardo Gonçalves, espera que a frente seja um espaço amplo de debates. Ele afirmou que o termo "agricultura familiar" é uma conquista desse segmento, que produz e tem vida social no campo. Abelardo apontou como desafios a melhoria da renda, oportunidades para a juventude e o desenvolvimento de habilidades, junto aos produtores, na comercialização dos produtos.
Em seu pronunciamento, o deputado Edmir Chedid (DEM), 2º secretário da Mesa Diretora, observou que quase metade dos parlamentares integram a frente (43). Ele afirmou que a direção da Alesp prestará o apoio necessário para a condução dos trabalhos e ponderou que é injusto considerar o pequeno agricultor como o vilão no uso da água. Aldo Demarchi (DEM) também ratificou seu apoio ao pequeno agricultor. "Eles produzem para sustentar quem vive na zona urbana", concluiu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações