Comissão de Educação e Cultura aprova realização de cinco audiências públicas
09/06/2015 22:37 | Da Redação: Keiko Bailone - Fotos: Roberto Navarro
A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta terça-feira, 9/6, a realização de pelo menos cinco audiências públicas, sendo duas de autoria da própria presidente, deputada Rita Passos (PSD). A primeira, para esclarecimentos sobre a expedição da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), terá como convidados representantes do Ministério da Educação - órgão responsável pela emissão desse documento - e das secretarias estaduais da Educação e da Fazenda.
A segunda audiência deve debater o Projeto de Lei 231/2013, apresentado por Rita Passos, que cria o Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas Estaduais.
A deputada Lecy Brandão (PCdoB) requereu audiência pública para discutir os temas da Educação relacionados à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015; e o deputado João Paulo Rillo (PT), para debater o Plano Estadual de Educação. Segundo sua solicitação, convites deverão ser encaminhados para o ministro Renato Janine Ribeiro, para João Palma, representante do Fórum Estadual da Educação, e para o secretário estadual Herman Jacobus Voorwald.
A quinta audiência pública aprovada pela Comissão de Educação e Cultura foi requerida pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em conjunto com a Ação Educativa e a Pastoral Carcerária. O objetivo é discutir a formulação e as diretrizes do Plano Estadual de Educação nas Prisões. O documento sugere que se faça convite à Andréa dos Santos Oliveira, do Núcleo de Inclusão Educacional da secretaria estadual de Educação, além de pesquisadores e especialistas do assunto. Algumas dessas audiências estão previstas para ocorrer ainda neste primeiro semestre.
Direitos culturais e sessões de cinema
Além da realização das audiências, a Comissão aprovou parecer ao PL 483/2013, da deputada Leci Brandão, que institui a Política Cultural Paulista, destinada a promover a produção, difusão e o acesso aos direitos culturais dos diferentes núcleos comunitários de cultura. Outros dois PLs também tiveram pareceres acolhidos: 959 e 1.434/2014, apresentados respectivamente pela deputada Beth Sahão e pelo ex-deputado Gerson Bittencourt, ambos do PT. O primeiro propõe a apresentação de sessões de cinema, espetáculos de música, teatro, dança e palestras literárias nas escolas públicas do Estado; o segundo trata da permanência de jovens e adultos no meio rural, por meio da qualificação da oferta educacional.
Participaram dessa reunião, além dos deputados já citados, Roberto Engler e Welson Gasparini (PSDB); Adilson Rossi (PSB); Rodrigo Moraes (PSC); Aldo Demarchi (DEM) e Gilmaci Santos (PRB).
A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações