Sancionada lei que cria no Estado o Dia do Reconhecimento do Genocídio do Povo Armênio
24/04/2015 17:49 | Da Redação - Foto: Márcia Yamamoto
Nesta sexta-feira, 24/4, líderes de diversas nações se reuniram em Erevã, capital da República da Armênia, em homenagem aos mortos nos massacres perpetrados pelo Império Otomano - precursor do atual Estado turco - durante a Primeira Guerra Mundial. Na véspera, o governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei 15.813, de iniciativa do deputado Pedro Tobias (PSDB), que cria no Estado o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio.
Apesar das evidências históricas, a Turquia, rejeita o termo genocídio e afirma que não houve um plano de extermínio que tenha levado a 1,5 milhão de vítimas. Também são poucos os países da comunidade internacional que reconhecem oficialmente a existência do genocídio cometido entre 1915 e 1917, e o Brasil não está entre eles.
O primeiro país a reconhecer o genocídio armênio foi o Uruguai, em 1965. Décadas depois, outros países seguiram o exemplo: Rússia e Holanda (1994), Grécia (1996), França (2001), Itália (2001), Suíça (2003), Canadá (2004), Argentina (2005), Suécia (2010) e Bolívia (2014). Na última semana, em 15/4, foi a vez de o Parlamento Europeu aprovar uma resolução reconhecendo o genocídio ocorrido há 100 anos.
A lei paulista
Pela Lei 15.813 fica instituído em São Paulo o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, a ser celebrado, anualmente, no dia 24 de abril.
Apesar de a Constituição brasileira reservar à União - na qualidade de representante da República Federativa do Brasil - manter relações com Estados estrangeiros, a posição de São Paulo, reconhecendo a existência do genocídio com a celebração do Dia 24 de Abril, é de extrema importância. Isso porque a capital paulista, junto com o município de Osasco, concentram a maior parte da comunidade armênia no Brasil, que reúne cerca de 130 mil pessoas.
A participação armênia no mosaico de etnias que formam o povo paulista se deve justamente à chamada diáspora causada pela perseguição da população e pela redução do território armênio a um sexto do que era no início do século 20.
Atualmente a população da Armênia é de 3,2 milhões de pessoas. Outros 8 milhões de armênios residem nos Estados Unidos, Oriente Médio, França, Canadá e América Latina.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações