Carta de despedida

Eleito deputado federal no último pleito, o atual presidente da Assembleia, deputado Samuel Moreira, deixa o Legislativo paulista, agradecendo principalmente aos colegas de Parlamento e fazendo um balanço de sua trajetória na Casa. Confira a íntegra da carta:
Sras. e Srs. deputados
Ao concluir este segundo mandato de deputado estadual e a gestão de dois anos na presidência da Assembleia Legislativa, quero, em primeiro lugar, trazer uma palavra de agradecimento aos colegas parlamentares, de todos os partidos, com quem convivi nos últimos oito anos, e com os quais muito aprendi.
Agradeço também a sempre republicana interlocução com os chefes do Poder Executivo, governador Geraldo Alckmin, e do Judiciário, Renato Nalini e Ivan Sartori.
Uma palavra ainda de gratidão e de reconhecimento aos dedicados funcionários da maior casa legislativa estadual da América do Sul e à população do Estado. O povo paulista esteve sempre presente no dia a dia do Legislativo, em reuniões, audiências públicas e fazendo contato, com sugestões, propostas, críticas, mas também elogios ao trabalho da Assembleia.
Quando aqui cheguei, em 2007, eleito com 109 mil votos, já tivera a honra de comandar, com absoluta dedicação, por duas vezes, a prefeitura de Registro, e, em seguida, enfrentar o desafio de dirigir a subprefeitura de São Miguel Paulista, na capital, na gestão do prefeito José Serra.
Nos oito anos de trabalho legislativo, assumi, graças à confiança e à parceria dos colegas parlamentares, sucessivamente, a liderança da bancada de meu partido, o PSDB, por duas vezes, a liderança do Governo Geraldo Alckmin e, finalmente, a presidência da Assembleia. Esse período de trabalho árduo e intenso abriu meus horizontes, consolidou em mim o compromisso com a valorização e o fortalecimento das instituições e atuação do legislativo, como caminho de mudanças.
Nos dois últimos anos, na presidência da Assembleia, conseguimos qualificar a produção legislativa, com leis de inequívoca importância para o Estado, referências para o país e algumas com repercussão internacional.
Também tivemos a oportunidade de discutir e aperfeiçoar políticas públicas e sociais da maior relevância para a população, como a ampliação da rede escolas técnicas (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs), escolas de tempo integral, mais vagas na USP, Unesp e Unicamp, novos hospitais regionais, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), a aquisição de ferramentas de Inteligência Policial, a duplicação de rodovias e a construção de linhas de trem e metrô, entre outras.
A Assembleia manteve o rigor no trato de recursos públicos, adotou modernas práticas de gestão e reduziu despesas. Aproximou-se da sociedade ao ampliar a transparência das informações sobre a atuação dos parlamentares, a gestão administrativa e o processo legislativo.
Chegou a hora de levarmos essa luta para Brasília. Trabalhar na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional com a mesma dedicação e responsabilidade. E com a honra de representar a vontade expressa nas urnas por mais de 227 mil eleitores. É por isso que desejo lutar por uma reforma fiscal que garanta, de fato, a descentralização na distribuição dos recursos provenientes de impostos, para ampliar e melhorar a prestação de serviços públicos.
Mas não quero apenas isso. Quero trabalhar por uma mudança radical no nosso sistema político, por uma nova forma de escolha. Precisamos de um modelo no qual o eleitor se sinta representado e saiba quem é seu representante e dele possa cobrar pelos compromissos assumidos. O que precisamos não é da ausência de política, mas do exercício da política com qualidade. Portanto, lutaremos por uma Reforma Política.
Muitos dizem que essas lutas são impossíveis. Mas, lembro que na luta pelas eleições diretas ou pelo fim da inflação, o bravo povo brasileiro venceu os céticos e mostrou que era possível. Chega o momento de enfrentar novos desafios.
Nosso compromisso é valorizar a política como caminho para a melhoria da qualidade de vida da população e a consolidação da democracia, direitos e deveres, e escolha dos rumos que nos levarão a um país mais justo, com o qual todos sonhamos.
Muito obrigado a todos!
Samuel Moreira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações