Portal da Assembleia Legislativa traz dados sobre projetos e ações de deputados
24/09/2014 17:48 | Da Redação: Josué Rocha Foto: Maurício Garcia


Em funcionamento desde 2005, o Portal da Assembleia Legislativa é um sistema de informação e comunicação digital que aproxima a atividade parlamentar do cidadão, dá publicidade aos eventos realizados no Parlamento, permite o acompanhamento das proposituras e das ações e deliberações dos deputados, além de possibilitar a participação em audiências públicas do Orçamento do Estado mediante a apresentação on line de sugestões de emendas à peça orçamentária.
O conteúdo do portal é produzido por deputados e funcionários de diversas áreas do Parlamento. Seu modelo conceitual fundamenta-se na captura das informações diretamente nos sistemas corporativos como, por exemplo, o que sustenta de forma integrada todo o processo legislativo, ou os sistemas de gestão de recursos humanos, que geram as páginas de informações sobre o quadro de funcionários, a remuneração dos servidores e a atualização de ocupantes de cargos de direção no organograma da Assembleia.
Isso permite que o portal tenha páginas dinâmicas, atualizadas em tempo real e, no caso do processo legislativo, com acesso direto às íntegras das proposituras discutidas e deliberadas. Permite também que o Portal funcione internamente como um instrumento de trabalho da Alesp e de gestão de informação e do conhecimento do Poder Legislativo paulista.
Função pedagógica
Elaborado e conduzido exclusivamente por funcionários do Legislativo, "o portal tem uma função político-pedagógica", afirma Tania Mendes, coordenadora do Comitê Executivo do Portal, grupo responsável pelas diretrizes de implantação desde a sua concepção. Segundo a servidora, "embora busque ser amistoso, o portal, para ser transparente, não pode abrir mão dos termos técnicos próprios do processo legislativo ou simplificar indevidamente uma situação política naturalmente complexa".
Para facilitar a compreensão do cidadão, a Agência de Notícias, no Portal da Alesp, tem a função de divulgar e também de traduzir as atividades do Poder Legislativo, de forma que o cidadão possa entender com mais clareza o processo legislativo. Buscando facilitar o acesso do usuário à informação, na elaboração do Portal, considerou-se a lógica de busca do cidadão, partindo do pressuposto de pouco conhecimento por parte do usuário sobre o Poder Legislativo. Assim, as informações partem de questões básicas como o que é a Assembleia Legislativa, como ela funciona, o trâmite dos trabalhos, informações sobre os deputados e o processo legislativo.
Tania Mendes explica que a Mesa Diretora optou pela implantação de um portal - que substituiu o antigo site-, pela dinâmica descentralizada que ele oferece. "Com o portal, você tem uma Assembleia Legislativa virtual, atualizada em tempo real, porque não requer uma estrutura de redação jornalística, pois quem publica é o mesmo funcionário que realiza a tarefa", ressalta. Tania é formada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, e especializada em Gestão da Informação e Conhecimento e experiência em processo legislativo.
Análise de uso
O Comitê do Portal também busca a participação do usuário e observa periodicamente as suas formas de relacionamento com os conteúdos disponibilizados, de modo a utilizá-las na melhoria da navegação. Isso é feito através da análise das estatísticas de uso e da realização de seminários periódicos, abertos à participação da sociedade, como o Parlamento e Política na Era Digital: E-Democracia, de dezembro de 2012.
Para facilitar o acesso, o portal utiliza avançada tecnologia de informação para gestão de conteúdo, que permite autenticação de usuários; personalização de conteúdos; definição de controles de acesso e de prazos; e elaboração de relatórios estatísticos. O portal possui ferramentas e funcionalidades que proporcionam uma integração maior com as unidades que produzem informações e conteúdos.
A estruturação do Portal envolve o planejamento de conteúdos e de vários processos internos da Assembleia Legislativa, gestão compartilhada que requer democracia e transparência. Desta forma, sua atualização depende da participação de todos os envolvidos sendo essa tarefa adicional às atribuições próprias de cada servidor.
O Comitê do Portal é vinculado à Mesa Diretora e composto por representantes de várias áreas produtoras de conteúdo e por uma equipe do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (Dido). As unidades administrativas que alimentam o Portal o fazem de seus próprios computadores, não havendo necessidade de passagem pelo Comitê ou pelo Dido.
Tania lembra que a opção estratégica, em 2004, por esse modelo de Portal com arquitetura de informações e estruturação de conteúdos fundada em conceitos básicos da ciência da informação e na gestão de processos, antecipou as disposições da Lei de Acesso à Informação Pública quanto à maior parte dos conteúdos obrigatórios e às diretrizes de "disponibilidade, qualidade, autenticidade, primariedade, integridade e atualidade".
Transparência
Atento à demanda da sociedade por mais transparência nos órgãos públicos, o Parlamento paulista tem no Portal um importante instrumento na prestação de contas de todas as suas atividades. A busca da ampla transparência tem sido um dos pilares das ações da Assembleia Legislativa. Na página inicial, no ícone Transparência Alesp, o cidadão tem total acesso ao Legislativo.
Prestar contas de todas as suas atividades para a sociedade tem sido um compromisso, sobretudo, desde a implantação do Portal. O conteúdo atende ao disposto na Lei Federal 12.527/2011, que visa assegurar o direito fundamental de acesso à informação pública. Trata-se de informações de interesse público, cuja qualidade, autenticidade e integridade são garantidas, e que estão disponíveis a todos independentemente de solicitação.
Através do Portal, é possível acompanhar o processo legislativo na sua íntegra, desde a apresentação, discussão e votação dos projetos, até as atividades de fiscalização, controle e investigação do Parlamento atualizadas em tempo real. O cidadão tem acesso à consulta nos menus Projetos e Processos e Comissões Permanentes.
Também é possível encontrar no Transparência Alesp informações sobre a atividade administrativa da Assembleia Legislativa, como as prestações de contas das despesas dos deputados e da Alesp, e contratos mantidos com fornecedores e prestadores de serviço e gestão de pessoal, entre outros assuntos.
Cabe destaque ainda à Base de Dados de Legislação do Estado, que disponibiliza todas as leis paulistas desde 1825, com acesso a íntegra dos textos, versão certificada da sua publicação no Diário Oficial, projetos de leis que lhes deram origem e informações referentes à sua vigência, revogação e regulamentação. É um importante instrumento de segurança jurídica que a Assembleia Legislativa oferece à sociedade através do Portal.
Em 2014, foi implantado o miniportal móbile, versão do Portal para dispositivos móveis e, para 2015, está em desenvolvimento a versão Portal Dados Abertos, incluindo os catálogos de bases de dados e de sistemas de tecnologia da informação utilizados pela Alesp.
Fonte: Publicações internas da Assembleia Legislativa O portal da Alesp, Como participar do Portal da Alesp e Plano de trabalho e relatório de atividades do Comitê do Portal 2014/2015.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações