População de Americana debate sugestões de emendas ao Orçamento 2015
09/06/2014 18:42 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira



























Falta de mobilidade urbana é o maior problema que afeta a região
A Câmara de Americana recebeu nesta segunda-feira, 9/6, a população da região para debater, com a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, emendas ao Orçamento estadual 2015. Sob a condução de Davi Zaia (PPS), os trabalhos contaram com os deputados Cauê Macris (PSDB), Antonio Mentor (PT) e os vereadores de Americana, Paulo Peol e Leonora do Postinho, além do deputado federal Vanderlei Macris.
Muitos vereadores de Americana compareceram ao encontro. Antonio Sacilotto deu continuidade ao tema mobilidade. Sugeriu a continuação da avenida Rebouças, para ligação a Santa Bárbara, bem como alargamento de vias importantes da cidade. Thiago Brochi quer continuidade do projeto Ligado, voltado ao atendimento de deficientes.
Moacir Romero informou que a cidade vive uma situação caótica, vide a cassação do prefeito e a suspensão de importantes obras. Assim sugeriu conclusão da reforma do teatro municipal, de UBS, de creches, do Hospital Waldemar Tebaldi e do prédio da Polícia Técnica, ressaltando que em alguns desses casos a verba retomada pelo Estado, por conta da má gestão municipal.
Adelino Leal acredita que o alargamento da avenida da Amizade vai minimizar o problema de mobilidade urbana. Paulo Peol solicitou o asfaltamento da estrada da Balsa, que liga Americana e Limeira.
A mesa de trabalhos
Vanderlei Macris, que já presidiu o Legislativo paulista, disse que acompanhou a audiência como cidadão e aproveitou para tratar da questão da metropolização. Explicou que não há dispositivo que permita a um deputado destinar recursos para uma região metropolitana e que é necessária uma saída para essa restrição. Considera a presença da comissão nas regiões do Estado, para debater o Orçamento, um avanço democrático.
Mentor disse que a região atravessa uma crise no abastecimento de água, uma vez que é abastecida pelo sistema Cantareira. Considerou que o Orçamento tem que ser impositivo, de forma a garantir a aplicação de recursos, e que as audiências têm que ser amplamente divulgadas.
Cauê afirmou que é muito complexo construir o Orçamento estadual, mas que a comissão de se empenha em aprimorá-lo. Esclareceu que o projeto do Orçamento só chegará ao Legislativo em setembro, mas que por conta do calendário eleitoral o debate foi antecipado. Quanto à divulgação das audiências, concordou com Mentor.
Bairros de Americana
Representantes de bairros de Americana se pronunciaram. O líder comunitário Gilberto de Almeida pediu para a região um hospital estadual. Osmar Ramalho, presidente da Associação de Bairros Mario Covas e Jd. das Orquídeas, levantou a questão da mobilidade urbana deficitária em Americana. Já o presidente da Associação dos bairros do Matão, Willian de Souza, pediu duplicação e iluminação da via de ligação entre essa localidade e a cidade de Hortolândia, esclarecendo que muitos acidentes letais têm ocorrido na via.
Paulo de Paula, da Associação do Bairro Jd . da Pátria, quer regularização de lixões e controle da epidemia de dengue. Eduardo Cuenca, diretor do Grupo de Defesa Ecológica de Americana, reclamou do despejo de esgoto in natura no córrego da Gruta e pleiteou a construção de cinco estações coletoras. Incentivo ao esporte foi a reivindicação de José Del Rio, presidente do Vila Amorim Futebol Clube.
Monte Mor
Cidadãos de Monte Mor se pronunciaram na audiência. O ex-vereador Eudice da Silva falou da duplicação da SP 101 e lembrou a importância de o Estado dar mais atenção para a gestão ambiental, segundo ele, prioridade como educação e saúde.
O empresário de telecomunicações, Henrique Carmine, destacou o potencial de Monte Mor para instalação de empresas e pediu a inclusão do município no projeto estadual Cidades Digitais (interligação municipal, por meio de fibra ótica). O advogado Herquilino Wandke corroborou o pedido referente ao Cidades Digitais, bem como sugeriu o aumento do efetivo policial em Monte Mor.
Demais cidades
O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon, indicou como sugestão de emenda ao Orçamento a construção de mais um hospital regional, alça de acesso a Sumaré a partir da rodovia Bandeirantes, pavimentação da estrada São Gonçalo, entre Sumaré e distrito industrial de Santa Bárbara, passando por Nova Odessa. O diretor de Planejamento da Prefeitura de Nova Odessa, Orestes Neves, pleiteou a construção de ciclovias na cidade, asfaltamento de estradas municipais e subsídios ao setor têxtil.
Vereador de Sumaré, Décio Marmiroli solicitou unidade do Poupatempo e da Etec, pavimentação de vicinais e iluminação da vicinal de ligação a rodovia Anhanguera. Presidente da Câmara de Cordeirópolis, José Botion, propôs implantação de infraestrutura viária para a cidade. De Limeira, o vereador Aloízio Andrade sugeriu o aumento do efetivo policial na cidade e ampliação dos AMES especialidades.
Santa Bárbara do Oeste foi representada pelo vereador Juca Bortolucci, que pleiteou recuperação da SP 135, pavimentação da estrada dos Confederados e instalação de um hospital regional na sua cidade.
Fatec e Proac
Os segmentos de educação e cultura também se fizeram presentes. Branca Paulino, do DCE da Fatec, pediu aprovação da emenda 187 à LDO, para instituir a bolsa-permanência, no valor de R$ 400, a estudantes carentes da instituição. Renato Menezes, do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, pediu verba para efetivação de plano de saúde para a categoria, aprovação do PLC 17 (plano de carreira) e aumento do repasse para as universidades.
Carlos Justi, da Associação do Espaço Cultural Fábrica de Artes, cobrou o aumento do aporte financeiro ao Proac Editais (programa voltado à difusão de cultura popular). Cassiane Frias, membro do Fórum do Interior, Litoral e Grande São Paulo, reforçou a fala de Justi. O projeto Pontos de Cultura foi abordado por Maria Cecilia Campos, que reivindicou mais recursos.
Davi Zaia agradeceu todos os presentes e os funcionários da Assembleia pelo encontro que produziu importantes demandas de Americana e região. Ao final anunciou as prioridades da região conforme votação feita pelos participantes durante a audiência: saúde, educação e segurança.
A próxima audiência pública acontece nesta terça-feira, 10/6, às 10h, na Câmara de São Carlos.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações