Audiência Pública discute ações de segurança para dentistas







Por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), realizou-se nesta quarta-feira, 28/5, audiência pública que reuniu autoridades de segurança pública e profissionais de odontologia no sentido de discutir ações que evitem os casos de violência como os registrados em São Bernardo do Campo e São José dos Campos, em que foram vitimados, com requintes de violência, cirurgiões dentistas que trabalhavam isoladamente em seus consultórios, com apenas a ajuda de uma secretária.
O deputado Capez coordenou a mesa que reuniu Carlos Alberto Estracine, assessor especial parlamentar da Secretaria da Segurança Pública, Cláudio Miyake, do Conselho de Odontologia, Emil Adib Razuk, Silvio Jorge Cecchetto, da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas e Paulo Rios.
Dentre as recomendações discutidas na reunião estão o registro do Boletim de Ocorrência, bem como a participação dos dentistas junto aos Consegs (Conselho Comunitário de Segurança), para deixar consignado como se encontra o nível de segurança na região.
Estracine apontou a impunidade como o maior problema que a segurança pública está enfrentando. "Os crimes mais violentos são cometidos por menores. Eles saem da delegacia antes mesmo dos policiais", declarou Estracine, que pregou uma mudança na legislação. Estracine disse, ainda, que os crimes contra dentistas foram esclarecidos. "Pensava-se, a princípio, que se tratasse da ação de uma quadrilha, mas a polícia civil agiu com presteza e prendeu os menores responsáveis pelos crimes."
A importância dos Consegs foi lembrada na audiência como fundamental, porque as questões discutidas nas reuniões do conselho e registradas em ata, vão parar nas mãos do secretário da Segurança, que as usa para nortear ações de inteligência para inibir novas ocorrências dos mesmos crimes. Também foi lembrado o apoio de empresas de monitoramento de alarme como sendo mais um instrumento de ajuda à polícia e à inibição ao crime.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações