Conselho da Condição Feminina lança campanha na Assembleia
20/05/2014 22:48 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José A. Teixeira




Com o tema Quebrando o Silêncio - Vamos Ganhar Este Jogo, o Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) lançou nesta terça-feira, 20/5, a campanha que pretende promover ações para impedir que a violência contra a mulher aumente durante a Copa do Mundo, período em que o consumo de álcool também aumenta e serve como combustível para brigas domésticas em que a vítima é a mulher.
Mais de 700 milhões de mulheres são vítimas de violência de gênero no mundo, segundo dados de organizações internacionais. No Brasil, embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, ainda assim, contabilizamos hoje 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil em 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.
Tráfico de pessoas
Outra preocupação do conselho para o período da Copa é o tráfico de pessoas. O grande número de estrangeiros circulando pelo país dificulta o controle por parte das autoridades e algumas medidas vão ser recomendadas na campanha para impedir que pessoas em condição de vulnerabilidade sejam atingidas pela ação de traficantes internacionais de pessoas.
Segundo dados recolhidos em diagnóstico sobre tráfico de pessoas nas áreas de fronteira, feito pelo governo federal entre 2005 e 2011 e lançado em 2013, um terço dos indiciados por tráfico de pessoas no país foi pego em região de fronteira. Dos 384 indiciamentos, 128 foram registrados na fronteira brasileira, que abrange 15.719 quilômetros em 11 estados - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia e Santa Catarina. A maioria das vítimas é formada por mulheres na faixa dos 18 a 29 anos. Além delas, fazem parte do grupo crianças e adolescentes, travestis e transgêneros, geralmente em condição de vulnerabilidade, seja pelas condições socioeconômicas, por conflitos familiares ou pela violência sofrida na família de origem. Em geral, o aliciamento é feito por alguém próximo à família.
Disque-denúncia
O principal meio de comunicação que o conselho oferece é por meio do número 181. O conselho, que tem com presidente a delegada Rosemary Correa, tem entre suas atribuições formular diretrizes e estimular atividades que combatam a discriminação contra a mulher e promovam sua plena integração na vida socioeconômica e político-cultural.
Participaram do lançamento as deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Leci Brandão (PCdoB), a presidente em exercício da CECF, Sandra Andreoni, o secretário-adjunto da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Gilberto Nascimento Silva Junior, o secretário do Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, e a secretária de Direitos Humanos e da Mulher de Alagoas, Katia Born, entre outras personalidades.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações