Proibição de doação de sangue durante um ano após tatuagem e aplicação de piercing
Depois de ser aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Saúde, está pronto para ser votado em Plenário o Projeto de Lei (PL) 829/2013, do deputado Enio Tatto (PT), que obriga a afixação de cartazes em locais determinados advertindo sobre a proibição de doação de sangue, pelo prazo de um ano, após a realização de tatuagem ou piercing.
Conforme o projeto, os cartazes com a advertência devem ser afixados em postos de saúde, hospitais, bancos de sangue, centros de hemoterapia, e estabelecimentos assemelhados, bem como em estúdios que ofereçam os serviços de aplicação de tatuagem permanente ou piercing.
A advertência deve se dar nos seguintes termos: "É proibida a doação de sangue por pessoas com tatuagem permanente ou piercing, consideradas inaptas para o procedimento no período de 12 (doze) meses contados da aplicação desses adereços, de acordo com a Portaria MS 1.353, de 13.06.2011 (DOU 1 de 14.06.2011), que aprova o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos".
"A doação de sangue é um ato de amor, de doação de vida. Muitas campanhas são realizadas pelo Poder Público buscando sensibilizar as pessoas a praticarem esse ato tão simples e tão importante para a manutenção da vida daqueles que dependem de doações para continuarem vivos", diz Enio Tatto, 1º secretário da Assembleia Legislativa.
"No entanto", acrescenta o deputado, "a aplicação de tatuagem permanente ou piercing impede a prática de doação de sangue pelo período de um ano, a partir da data da aplicação".
Por esse motivo, o autor destaca ser "importante fazer a divulgação dessa condicionante para que as pessoas saibam das consequências advindas da aplicação de tatuagem ou do piercing e possam decidir com pleno conhecimento sobre a atitude importante de doar sangue".
O deputado frisa não ser contra tatuagens ou piercings, desde que observado o prazo imposto pelo Ministério da Saúde para doação de sangue, e que sua preocupação é com a saúde da população. "Infelizmente, há casos de transmissão de algumas doenças por esses tipos de procedimentos, como a contaminação pelo vírus da hepatite B, que se caracteriza por uma longa sobrevivência no ambiente", completou o deputado.
eniotatto@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações