Assembleia destaca importância da proximidade entre deputados e cidadãos
24/02/2014 21:14 | Da Redação: Keiko Bailone - Foto: Roberto Navarro










A Assembleia Legislativa promoveu nesta segunda-feira, 24/2, o Primeiro Encontro dos Assessores de Comunicação, para debater o uso das ferramentas de comunicação para aproximar o deputado dos cidadãos.
Na abertura do encontro, o secretário-geral de Administração, Hubert Alqueres, destacou os mecanismos que já funcionam no Legislativo paulista e que servem de apoio aos assessores de imprensa como o portal, o Diário Oficial (DO), a TV Alesp, a rádio e os instrumentos de comunicação visual. Adiantou que há um estudo para compilar os artigos enviados pelos assessores ao DO em um livro, para "mostrar a riqueza e a diversidade de pensamento, fundamentais em uma democracia". Acrescentou que a TV Alesp é um exemplo de mecanismo que serve para mostrar o trabalho do deputado e que a ideia é tornar a rádio Alesp mais atuante para chegar a comunidades regionais.
Ana Cláudia Carletto, diretora de Comunicação da Assembleia, destacou que a comunicação no serviço público coloca o trabalho dos assessores a serviço dos cidadãos, "levando transparência na gestão". Acrescentou que já existe o comprometimento do Parlamento nesse sentido e que o objetivo atual é levar a informação, em tempo real, "aos 40 milhões de clientes indiretos que são os cidadãos de São Paulo".
Dirigindo-se especificamente aos assessores de imprensa, Ana Cláudia reafirmou que críticas acabam desvalorizando instituições democráticas, mas que o papel do comunicador público é o de desmistificar isso, mostrando o trabalho do parlamentar.
Divisões
Os três gestores das divisões do departamento de Comunicação, Mônica Menezes, da Comunicação Social; Maria de Fátima Alves Duarte, da Rádio e Tevê; e Sérgio Fernandes, da Imprensa, apresentaram aos assessores presentes os diversos meios de comunicação da Assembleia. Na Divisão de Comunicação Social, Mônica Menezes informou sobre as listagens com nomes e cargos de autoridades, e o cadastro de 30 mil nomes que os assessores podem utilizar para fazer convites eletrônicos dos eventos.
A gestora de Rádio e TV comunicou que o objetivo da TV Alesp é o de aproximar os deputados dos cidadãos e, portanto, cenários, vinhetas e programas novos fazem parte da reestruturação da emissora.
Sérgio Fernandes referiu-se ao Parlamento, como uma "casa plural", razão pela qual a Divisão de Imprensa serve a todos os partidos, através da Agência de Notícias, "muito utilizada pela mídia externa", e o clipping diário. Lembrou que a revista Parlamento Paulista será editada até março deste ano. Sobre o calendário eleitoral, Fernandes observou que se trata de um ano atípico e com muitas restrições quanto ao material a ser divulgado pelo DO.
O diretor do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Roberto Tamura, também presente ao primeiro encontro com os assessores de Comunicação, adiantou que a Assembleia firmou contrato para a realização de reuniões nas 16 regiões administrativas do Estado. A ideia é debater o Índice Paulista de Responsabilidade Social com as lideranças dos municípios que apresentam indicadores mais baixos. Além disso, declarou que "se a Assembleia é do Estado, temos de ir para o interior, primeiro nas regiões administrativas e depois transformar as câmaras municipais em subsedes do ILP".
Na sequência, Murilo Macedo apresentou o site Info4, que vai disponibilizar para os assessores de comunicação um clipping eletrônico dos principais veículos do Estado, e Maurício Brusadin, diretor-executivo da Epolitics Posicionamento Digital, falou sobre o contexto histórico político e a internet.
Para Brusadin, a horizontalização das relações políticas criou um canal direto do cidadão com o político, e a rapidez das redes sociais originou o que os sociólogos chamam de crise de identidade. Brusadin chamou esse fenômeno de múltiplas identidades e explicou que "hoje as pessoas não podem ser compartimentadas como há 20 anos; agora as informações chegam de todos os lugares e de pessoas diferentes". Segundo ele, há hoje um novo eleitor e "é preciso entender quem está do outro lado; a estratégia política tem que mudar".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações